O casario da Ribeira é parte importante na memória social, cultural e econômica de Natal, pela diversidade de suas fachadas e estilos arquitetônicos. Dentro da política pública de recuperação do bairro histórico, a Prefeitura de Natal está lançando o projeto Reviva Ribeira, uma série de ações e obras estruturantes e terá como pontapé a renovação das fachadas do entorno da Praça Augusto Severo.
São 17 prédios em quatro quadras que contornam o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. A preparação das fachadas inclui intervenções de engenharia e arquitetura, dentro do diagnóstico das condições de cada imóvel. Também está previsto o reordenamento das placas e letreiros comerciais. Além do entorno da praça, também estão previstas a renovação das cores na Av. Dr Barata.
A renovação das fachadas é o início do Reviva Ribeira, que contempla a revitalização do Museu de Cultura Popular na praça Augusto Severo, a construção do primeiro Museu de Artes e Esculturas a céu aberto, a requalificação do Cais da Tavares de Lira, além da reforma do prédio da Funcarte e do Palácio Felipe Camarão, prédio histórico que completa 100 anos em 2022. O Reviva Ribeira está inscrito no Edital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para recuperação de áreas históricas. Ainda dentro do projeto, há intervenções no Beco da Quarentena e a ocupação de órgãos municipais em prédios históricos do bairro, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN).