O XXVII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA), organizado pela Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), em conjunto com o GAA Acalanto Natal, e com o apoio dos grupos Abrace (Parnamirim) e o Afeto (Mossoró), acontecerá em Natal (RN), nos dias 07 e 08 de junho de 2024, contando ainda, no dia 06 de junho com Workshop de Coordenadores de Grupos de Apoio à Adoção, Assembleia Ordinária da ANGAAD e Assembleia Comemorativa pelos 25 anos da ANGAAD. Reconhecido como o maior encontro sobre adoção no Brasil, o evento evoluiu consideravelmente desde sua criação em 1996. “Ao longo dos anos, o ENAPA tem desempenhado um papel fundamental na promoção da adoção responsável e na garantia dos direitos das crianças e adolescentes em todo o país.” afirma Marcelo de Cristo, presidente do Grupo de Apoio à Adoção Acalanto Natal.
O tema deste ano será “Adoção não tem raça, tem cores”, em busca de dar visibilidade e desmistificar não só as adoções interraciais, mas toda a diversidade que permeia a Adoção refletindo a realidade cada vez mais diversa das famílias por adoção no Brasil. O ENAPA é uma iniciativa essencial que visa a promoção da Adoção responsável e a garantia de que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a um ambiente familiar seguro e amoroso. “Através da colaboração e do compromisso de todos os envolvidos, estamos construindo com um futuro melhor para as famílias adotivas e para as crianças e os adolescentes brasileiros”, destaca Jussara Marra, Presidente da ANGAAD.
A cerimônia de abertura do evento está agendada para 6 de junho e será destacada pela realização da Assembleia Ordinária da ANGAAD, exclusiva para os participantes dos GAAs. Este momento será especialmente significativo, pois não apenas marcará o início das atividades, mas também celebrará os 25 anos de trajetória da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD). Em uma coincidência marcante, esta celebração ocorrerá em Natal, onde a instituição foi fundada, proporcionando uma oportunidade única para relembrar marcos históricos e celebrar as conquistas alcançadas ao longo de mais de duas décadas de sua existência.
O evento acontecerá em 7 e 8 de junho e será destinado a profissionais, rede de proteção, membros e voluntários de Grupos de Apoio à Adoção, famílias adotivas, pretendentes e todos os interessados pela Adoção. De acordo com Marcelo de Cristo, do GAA Acalanto Natal, o ENAPA pretende discutir a importância de ultrapassar os preconceitos, colocando em destaque a possibilidade da construção de vínculos com crianças e adolescentes com diversas características.
Com a presença de participantes representando Grupos de Apoio à Adoção de diferentes regiões do Brasil, espera-se uma intensa troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo a colaboração entre os GAAs e outros atores sociais envolvidos na Rede do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), incluindo representantes de GAAs, órgãos Governamentais, instituições de Assistência Social, Sistema Judiciário, Conselhos Tutelares, OAB, entre outros.” Essa integração facilita a troca de informações, o estabelecimento de parcerias e a colaboração na operacionalização do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente”, destaca Marcelo.
O XXVII ENAPA oferece uma ampla gama de atividades, incluindo palestras, workshops, mesas-redondas e momentos culturais, abordando diversos aspectos da adoção e convivência familiar, incluindo legislação, procedimentos, desafios psicossociais e experiências familiares, promovendo uma compreensão abrangente do tema e fornecendo orientações e insights valiosos para a melhoria das práticas. Um dos pontos altos será o painel que dará voz aos filhos por adoção, mediado por Filipe Bruno e com a participação especial de Ana Laura Toledo como debatedora. “Essas discussões incentivam a integração de diferentes perspectivas e conhecimentos, permitindo a formulação de abordagens mais abrangentes e eficazes para lidar com os desafios da adoção”, acrescenta Jussara.
Por meio de uma abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, o XXVII ENAPA visa não apenas capacitar e informar os participantes, mas também promover uma mudança de conceitos e formação de atitudes em relação à adoção. “Tudo isso tem um impacto significativo na sensibilização e educação de profissionais, estudantes, famílias adotivas e sociedade em geral sobre a Adoção, contribuindo para a desconstrução de estigmas, preconceitos e conceitos ultrapassados em relação à Adoção, favorecendo uma cultura que chamamos de “Atitude Adotiva”, que implica acolhimento, afeto, respeito às diferenças e apoio às famílias e filhos adotivos” explica Jussara.
SERVIÇO
XXVII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA),
07 e 08 de junho de 2024
Holiday Inn Natal Hotel – Av. Sen. Salgado Filho, 1906 – Lagoa Nova, Natal – RN
Sexta-feira e Sábado, das 8h às 17h;
Sobre a Angaad
A Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega e apoia os GAAs. Ela trabalha pela convivência familiar de crianças e adolescentes.
Presente em todas as regiões do Brasil, a ANGAAD atua, desde 1999, de forma voluntária. Segue as diretrizes do ECA e representa os grupos junto aos poderes públicos e às organizações da sociedade civil, em ações que desenvolvem e fortalecem a cultura da Adoção.