A matriz da sustentabilidade, preservação do meio ambiente e uso racional dos recursos naturais devem estar incorporados à visão das modernas empresas e precisam ser encaradas como parte da estratégia competitiva do negócio. O entendimento serve principalmente para os empreendimentos que integram a cadeia da indústria têxtil, considerada a segunda que afeta o meio ambiente no mundo. Para mostrar como é possível aliar preservação a negócios pautados na inovação tecnológica nesse segmento, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove o Meeting da Moda -Novos Modelos de Negócio Inovadores da Moda.
O evento que começou nessa quinta-feira (10), segue até hoje (11), na sede da instituição, em Natal, trazendo como uma das atrações, Camila Dias, da marca Aramis (SP), que é especialista em sustentabilidade, para apresentar as tendências de negócios do futuro e debater como a sustentabilidade pode significar inovação e competitividade. O meeting terá ainda a apresentação de casos de sucesso locais, como o da marca Human.
O Meeting da Moda – Novos Modelos de Negócio Inovadores da Moda faz parte de uma série de encontros temáticos para capacitar empresários e desenvolver o segmento de moda e confecção de várias regiões do Rio Grande do Norte, chegando a trazer recentemente ao estado o estilista Alexandre Herchcovitch para troca de experiências com empresários locais. Está dentro das ações do Projeto Setorial de Moda & Negócios do Sebrae-RN.
“Estamos fazendo por todo RN vários eventos com temáticas bem atuais e voltados pro público da moda. Essa edição de agosto traz a inovação e sustentabilidade juntas, e contatará na programação com uma palestra e uma oficina, abordando esse assunto, que é fundamental para os empreendedores potiguares do segmento”, reforça a analista técnica da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Carolina Ribeiro.
Posicionamento verde
A escolha do Sebrae em trazer para a capital potiguar Camila Dias para abordar o assunto não foi à toa. A Aramis tem marcado o cenário fashion do país com um posicionamento de agregar sustentabilidade e tecnologia ao confeccionar linhas de roupas como diferencial para aumento de vendas e consolidação de marca masculina.
A empresa tem lançado no mercado peças, cujo tecido é composto por materiais originário de processos sustentáveis e fibras de origem botânica. Uma dessas peças, recém lançada, é uma jaqueta que vem com uma tecnologia que repele líquidos, garantindo a integridade da roupa. São exemplos como esses que serão expostos nos dois dias do encontro por Camila Dias, que ensina como usar essas tendências à favor da empresa de moda.