Inscrições abertas para oficina online de elaboração de projetos de pesquisa

O Governo do Estado, por meio da Escola de Governo (EGRN), vai realizar no dia 17 de julho, das 8h às 11h30, a Oficina Técnica para Projeto de Pesquisa em Gestão. A finalidade é orientar os servidores públicos estaduais quanto à elaboração de um projeto de pesquisa, o qual é desenvolvido ao longo de cursos de graduação e pós-graduação. Um pré-projeto de pesquisa, inclusive, é exigido para as inscrições no Curso de Especialização em Gestão Pública, cujas inscrições foram prorrogadas e ficam abertas até 11 de agosto. 

As inscrições para participar da oficina, que será realizada por videoconferência, podem ser feitas diretamente através do link https://suap.rn.gov.br/eventos/inscricao/146/ até o dia 16 de julho. O aprendizado será mediado pelo professor da UERN, José Orlando Costa Nunes, e vai abordar o conhecimento sobre o método e o trabalho científico quando se trata de desenvolver um trabalho de pesquisa.

Para a diretora de Capacitação da EGRN, Selma Medeiros, esta é uma excelente oportunidade para quem quer participar dos cursos ofertados pela instituição, uma vez que já no ato da inscrição dos processos seletivos o servidor pode se deparar com essa exigência de submeter um pré-projeto. 

“Estamos com seleção aberta para a Especialização em Gestão Pública, mas muitos servidores estão tendo dúvidas quanto ao pré-projeto. A participação nesta oficina, que aborda a elaboração de projetos de pesquisa em gestão, oferece ao servidor uma rica oportunidade de aprimorar suas habilidades na criação de propostas estruturas e robustas. Esse tipo de conhecimento é essencial para aqueles que buscam se destacar em processos seletivos de pós-graduação, visto que a capacidade de desenvolver projetos bem elaborados é um dos principais critérios nas seleções acadêmicas”, afirma Selma.

A Oficina Técnica para Projeto de Pesquisa em Gestão vai proporcionar uma compreensão mais aprofundada em relação às etapas e metodologias necessárias para formular uma pesquisa qualificada e que permita impactar positivamente os avaliadores.

Todavia, o impacto da aplicação prática desse aprendizado no contexto do serviço público vai além do âmbito acadêmico. Os servidores também podem utilizar as técnicas e estratégias adquiridas para criar projetos de melhoria e inovação dentro de suas próprias áreas de atuação. Isso não só contribui para o desenvolvimento profissional dos participantes, mas também fortalece a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população. Portanto, a oficina representa uma valiosa oportunidade de crescimento pessoal e profissional, incentivando a capacitação contínua e a excelência na administração pública.

O professor

José Orlando Costa Nunes é professor adjunto III da UERN, onde exerceu em 2016 a função de coordenador do curso de Especialização em Administração de Sistemas da Qualidade e, em 2019, exerceu a função de coordenador do curso de Gestão de Capital Humano, uma parceria da UERN com a EGRN. Em 2024, vai exercer a função de coordenador da turma de Natal do curso de Especialização em Gestão Pública, através de nova parceria entre UERN e EGRN. Nunes é graduado em Administração de Empresas pela UECE, especialista em Administração Hoteleira pela UFBA e em Metodologia do Ensino Superior à Distância pela FVJ-CE, além de mestre em Administração pela UFPE. O professor atua com temáticas como Administração, Gestão de Turismo, Cultura Organizacional, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Hotelaria, Gestão de IES, Gestão de Cidades, Incubadoras de Empresas e Qualidade de Vida no Trabalho.

Pós-Graduação em Gestão Pública

O curso de Especialização em Gestão Pública é ofertado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em convênio celebrado com a UERN e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Funcitern). São 90 vagas destinadas ao funcionalismo público estadual, sendo uma turma realizada em Natal e outra em Mossoró, cada uma com 45 alunos. 

Natal é a 17ª capital em qualidade de vida no país e 5ª na região Nordeste

Obras de reforma do Instituto Juvino Barreto estão em fase final; Mostra Elos será aberta segunda-feira (15)