Muriu Mesquita lança livro de memórias, histórias como repórter de TV e escritos do avô poeta

Túlio Ratto e Muriu Mesquita com a arte em óleo que é capa do livro

O jornalista potiguar Muriu Mesquita, que vive desde 2017 em Los Angeles, na Califórnia, lança nesta quinta-feira, 04 de Julho, em Natal, o livro “Mirante do Alagamar”. O evento acontecerá no Temis Clube Bar, na sede social do América, na Avenida Rodrigues Alves, Tirol. A programação terá música ao vivo, com o cantor e multi-instrumentista Diogo Das Virgens, a partir das 18 horas, e uma mostra de trabalhos do artista plástico Túlio Ratto. Toda a renda da venda do livro será destinada à Comunidade Terapêutica Nova Aliança, que desenvolve há 20 anos, em Pium (RN), atividades de apoio a pessoas que lutam contra o vício e a dependência química.

“Mirante do Alagamar” é o primeiro livro do jornalista Muriu Mesquita, que nasceu em Pium. A obra reúne memórias da infância do autor no bairro Ponta Negra dos anos 90, histórias de seu trabalho como repórter de TV no Rio Grande do Norte, crônicas reflexivas, e um encontro subjetivo em homenagem ao seu avô, o poeta, jornalista e escritor potiguar Luís de Paula e Sousa (em memória).

A capa do livro traz uma pintura de Ponta Negra com a praia de Alagamar retratada em vista aérea pelos pinceis do artista plástico Túlio Ratto. O prefácio é assinado pelo advogado e professor Joanilson de Paula Rêgo. A edição dos textos é do jornalista Osair Vasconcelos, responsável pela Z Editora, e o projeto gráfico de Vitor Marinho.

“Mirante do Alagamar” tem 214 páginas com histórias leves e temas diversos, ambientadas em lugares diferentes, como Natal, praias de Caraúbas, Pititinga, Cotovelo e Pipa, Olinda, Manaus, São Paulo, Hollywood, Veneza, Saint-Tropez e Paris. Os personagens dos escritos de Muriu e do avô, Paula e Sousa, são reais, e vão desde gente simples e quase anônima, como porteiros e vendedores ambulantes na praia, aos amigos de infância, parceiros de mesa de bar, crianças brincando à beira mar e bichos de estimação, como o cão Zeus e o gato Gudinho. O livro também inclui registros de interações jornalísticas de Muriu com personalidades, como a estrela da MPB, Elza Soares, o jornalista Ricardo Boechat, e o ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Marinho Chagas.

Sem pretensões ou amarras aos formatos e gêneros literários tradicionais, Muriu Mesquita revela o jornalista acostumado a observar e relatar os acontecimentos ao seu redor, durante a pouco mais de uma década em que atuou nas emissoras de TV afiliadas da Band e Globo no RN. O jornalista, cujo nome de batismo é uma homenagem à praia de Muriú, no litoral Norte potiguar, começou a escrever este livro em um período de transição pessoal e profissional, durante a pandemia do COVID-19. Para descrever percepções sobre a vida, refletir e resgatar memórias, Muriu observou o mundo a partir de um mirante imaginário, no alto de uma das dunas entre a isolada Praia de Alagamar e o Morro do Careca, em Ponta Negra. Uma das propostas dos escritos de Muriu é manter viva a esperança na humanidade: “Enquanto houver pessoas interessadas em livros, poesia, artes e preservação ambiental, nosso futuro comum tem potencial sustentável e promissor”, acredita o jornalista. “Decidi escrever e publicar histórias de amor, de amizade, exemplos de superação e reflexões para estimular, no coração das pessoas, atitudes e sentimentos positivos”, explica o jornalista.

Sobre o autor

O jornalista Muriu Mesquita é potiguar, nascido em Pium, no ano de 1982. Trabalhou por 15 anos como repórter, editor-chefe e apresentador nas afiliadas das emissoras de TV Band e Globo no RN. É formado em Comunicação Social pela UFRN e fez Pós-Graduação/Especialização em Ética pela UFRN. Em 2017, Muriu mudou-se para os Estados Unidos. Lá, concluiu Mestrado em Ciências da Educação pela Florida Christian University e tornou-se enfermeiro. Desde 2023, Muriu é professor de enfermagem na cidade de Santa Mônica, California.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Mirante do Alagamar”

Dia 04 de julho – a partir das 18h no Temis Clube – Sede social do América FC

Principais restrições do calendário eleitoral começam em julho

Biblioteca do TRT-RN abre Clube do Livro para encontros e troca de ideias literárias