RN terá festivais literários em 16 municípios no segundo semestre

Livros

O Rio Grande do Norte terá a partir do segundo semestre de 2024 um evento que fomentará o acesso ao livro e à leitura.  O Ministério da Cultura apoiará a realização do Circuito Literário Potiguar, que contemplará festivais literários que percorrerão 16 munícipios onde estão sediadas as diretorias regionais de educação (DIRECs).

A governadora Fátima Bezerra participou, na manhã desta segunda-feira (22), em Brasília, com Márcio Tavares, secretário Executivo do Minc, e Fabiano Dos Santos Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, de uma agenda voltada para o fortalecimento da Política Nacional de Leitura e Escrita no estado. Acompanhada pela secretária extraordinária da Cultura, Mary Land Brito, a governadora Fátima Bezerra ressaltou o apoio do Minc: “Como autora, da Lei 13.696/2018, que instituiu o primeiro marco regulatório da Política Nacional de Incentivo à Leitura, Escrita, Bibliotecas, quero dizer da minha imensa alegria pela determinação do presidente Lula para regulamentação desta lei”, comemorou.

A realização do circuito se insere dentro do processo de regulamentação do da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), incluindo as Bibliotecas Públicas e Comunitárias, empreendida pelo Governo Lula. “O Brasil precisa muito da leitura e do aceso ao livro. Agradecemos ao Minc, pelo que estamos obtendo para a realização do nosso Circuito literário Potiguar, que será iniciado no segundo semestre. Vamos percorrer todas as cidades polos RN onde estão as sedes das Direcs. Assim, teremos a cultura e a educação de mãos dadas”, concluiu a governadora.

CULTURA E EDUCAÇÃO

Um total de 16 festivais literários ocorrerão nas cidades sede das Diretorias Regionais da Educação (DIREC) com ampla programação composta por atividades diversificadas desenvolvidas nas áreas de artes, educação e cultura proporcionando incentivo, divulgação e valorização da literatura, com intuito de contribuir para a formação de cidadãos com apreço pela leitura e consciência crítica.

A iniciativa que une educação, arte e cultura em prol de valorizar e contribuir com a ampliação do interesse pela literatura no Estado do Rio Grande do Norte, ao idealizar o evento, avaliamos a necessidade de contribuir ativamente para o enriquecimento cultural da comunidade escolar, discentes, docentes e familiares, bem como da população em geral, levando em consideração os trabalhos desenvolvidos dentro das escolas, a atuação dos artistas potiguares, de escritores, poetas e pensadores da literatura nacional.

PRIORIDADE

Para o secretário do Minc, a realização do circuito potiguar é a concretização de uma prioridade do Governo Lula: “Era um desejo do Minc desde o início da gestão da ministra Margareth Menezes estabelecer a Política do Livro, da Leitura e da Escrita com uma das nossas grandes prioridades, orientando-nos que essa ação é fundamental para fortalecimento da democracia em um Brasil verdadeiramente cidadão. É uma alegria para nós colaborar de mãos dadas com o Governo do RN com a realização de uma política abrangente para o Rio Grande do Norte”, destacou Tavares.

O secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, acrescentou a importância do acesso à cultura no RN. “A realização do Circuito Literário Potiguar ocorre dentro do contexto da regulamentação da Lei Política Nacional de Leitura e Escrita.  Esse circuito é um ambiente que movimenta, democratiza o acesso ao livro, promove a leitura e fomenta a economia criativa do Rio Grande do Norte”.

Mutirão para emissão da nova carteira de identidade continua nesta terça em Macaíba

Laboratório da UFRN busca voluntários para pesquisa sobre controle da asma