Mais de 500 pacientes com glaucoma de Macaíba agora são atendidos através de consultas agendadas. Isso porque a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no mês de março as consultas agendadas na Clínica São Miguel, para oferecer um melhor atendimento aos pacientes e ampliar o ‘Programa Municipal de Glaucoma’.
A paciente Josilene Francisca da Silva, moradora da comunidade de Porteiras aprovou a mudança no atendimento. “Ficou maravilhoso com essa mudança. Estamos em um ambiente confortável, com um atendimento excelente. Antes ficávamos num ambiente muito aglomerado, agora temos agendamento e já saímos daqui com a próxima consulta marcada”, disse.
De acordo com o secretário de Saúde de Macaíba, Júnior Rêgo, o município antes tinha uma pactuação com São Gonçalo do Amarante para a realização das consultas e entrega dos colírios de glaucoma a cada três meses através de mutirões. “Agora as consultas são agendadas com retorno a cada três meses, os pacientes são avaliados pelo médico oftalmologista e recebem os colírios de acordo com a prescrição”.
O secretário conta que o programa conta com aproximadamente 650 pacientes cadastrados e todos foram convocados para agendamento de consultas. “Cerca de 580 pessoas compareceram efetivamente e desses, cerca de 10% não precisam mais utilizar o colírio ou vão iniciar outro tipo de tratamento. As demais não compareceram e estamos realizando a busca ativa para localizá-las”.
O secretário de Saúde informou que para ter acesso ao Programa Municipal de Glaucoma, o paciente passa por uma avaliação com o médico da UBS, que faz o encaminhamento para a Central Regulação agendar consulta para o oftalmologista, e realizar os exames.