O Sebrae no Rio Grande do Norte lançou e abriu, nessa segunda-feira (1º), as inscrições para a etapa estadual da 2ª edição do Desafio Liga Jovem. Considerado uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil, o Desafio Liga Jovem é uma iniciativa do Sebrae, executada por meio do Instituto Ideias de Futuro, para reconhecer projetos de jovens do Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior interessados em desenvolver suas competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança, entre outras habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Haverá premiação para os vencedores de todas as etapas da competição – estadual, regional e nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 7 de junho, no site www.desafioligajovem.com.br
Durante o lançamento, realizado na sede do Sebrae-RN, em Natal, o diretor do Instituto Ideias de Futuro, Camilo Santos, apresentou os detalhes da competição, que busca incentivar a criação de soluções para problemas enfrentados por escolas e/ou comunidades em que os estudantes estão inseridos, envolvendo tecnologia analógica e digital.
Neste ano, o Desafio Liga Jovem busca estimular ainda mais jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno. São 4 categorias:
*Imagina (8º e 9º ano do Ensino Fundamental);
*Cria (Ensino Médio);
*Inspira (Educação Profissional)
*Avança (Educação Superior).
A ampliação da iniciativa permitirá compreender como os estudantes de todo o país percebem e lidam com as questões sociais de suas comunidades por meio do empreendedorismo tecnológico. Na primeira edição, os mais de 5 mil estudantes inscritos apresentaram um panorama dos temas mais impactantes em seu cotidiano. Educação, Meio Ambiente, Acesso a Serviços, Saúde Mental e Saúde em Geral são os 5 problemas sociais mais apontados nos projetos desenvolvidos em 2023.
Etapas da Competição
O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional. Durante o período de inscrições, ocorre o Esquenta nas Redes, uma fase de engajamento com missões que oferecem prêmios como celulares e smartwatches. Esta fase é opcional e não influencia a pontuação final.
A Virada Empreendedora acontecerá com uma jornada intensiva de aprendizado em Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas, resultando na produção de um vídeo de até 5 minutos por equipe sobre o projeto desenvolvido. Os 24 melhores projetos de cada Estado avançam para a etapa Estadual.
Na etapa Estadual, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma online, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por Estado, responsáveis por definir a equipe vencedora de cada categoria, que seguirão para a etapa regional.
Na Regional, os destaques estaduais competem remotamente, com a melhor equipe de cada categoria ganhando uma viagem para a final e um celular de última geração para cada membro e seu orientador. Finalmente, a etapa Nacional reúne 20 equipes em uma capital tecnológica brasileira, onde apresentarão seus projetos para uma banca de jurados, buscando destacar o potencial de suas ideias. Toda a viagem desta etapa será custeada pelo Sebrae.
Os projetos passarão por uma avaliação de especialistas segundo cinco critérios: Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto Comunitário, Sustentabilidade Financeira e Protótipo. As equipes que se destacarem em cada categoria ganharão uma viagem internacional de até 10 dias e um notebook para cada integrante, incluindo o professor orientador. As equipes que ficarem em segundo lugar receberão um smartwatch para cada membro e o orientador. As equipes em terceiro lugar serão premiadas com um tablet para cada participante e para o professor orientador.