Promover uma educação em saúde para o público feminino, a partir de acompanhamentos fisioterapêuticos e psicológicos. É com esse objetivo que atua o projeto de extensão Gestar e Cuidar, ligado à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN). Sob coordenação de Vanessa Patrício, professora da Instituição, os encontros são realizados gratuitamente, e acontecem toda segunda-feira, às 18h30, na Clínica Escola de Fisioterapia da unidade acadêmica em Santa Cruz.
Com atuação desde o ano de 2018, o projeto de extensão surgiu a partir da necessidade de informar às gestantes e aos acompanhantes acerca de assuntos relacionados à gestação, parto, pós-parto, cuidados com bebê e direitos da mulher grávida. Além desse público, os encontros são destinados, também, a mulheres que estejam no puerpério, com incontinência urinária, com câncer de mama ou ginecológico, ou que apresentam cólicas menstruais intensas.
Vanessa Patrícia explica que ao decorrer dos encontros, dúvidas são esclarecidas, por meio de um apoio interprofissional, com a colaboração de estudantes voluntários dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia da Facisa. “Podemos levar a educação em saúde, e dar aquele suporte que nossas grávidas tanto precisam neste momento”, acrescenta a coordenadora do projeto.
As mulheres que participam das atividades recebem atendimentos individuais de Fisioterapia, voltadas aos períodos de gestação, parto e pós-parto, além de queixas relacionadas aos músculos do assoalho pélvico. Ainda como parte das ações do Gestar e Cuidar, a cada 15 dias, ocorrem momentos em grupo com a mediação de alunos de Psicologia, com orientações sobre os cuidados com a saúde mental.
Mais de 100 mulheres beneficiadas⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo a docente, desde a criação do Gestar e Cuidar, mais de 100 mulheres já foram beneficiadas com as ações. Vanessa ressalta, ainda, que são realizadas atividades de educação em saúde e atendimentos interprofissionais, o que é um diferencial do projeto. “Mulheres que, muitas vezes, não teriam acesso aos serviços de Fisioterapia e Psicologia recebem acolhimento e acompanhamento gratuitos e baseados em evidências científicas”, salienta.
A docente explica que é esperado elevar o número de mulheres atendidas no projeto, além de fortalecer as atividades que já são desenvolvidas, tanto presencialmente quanto por meio das mídias sociais. Para mais informações e inscrições, as mulheres interessadas devem entrar em contato pela página do Instagram do grupo Gestar e Cuidar.