Com o objetivo de evidenciar o impacto de momentos históricos e os seus aspectos políticos, será realizada nesta sexta-feira, 8, a Exposição Quem se lembra? Reflexões sobre memória e esquecimento. A ação é fruto de uma parceria entre a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo; a disciplina Memória e Patrimônio Cultural, do curso de biblioteconomia da UFRN; e o Cineclube Natal. Este evento acontece na própria Biblioteca, a partir das 13h30, e irá tratar sobre a ditadura militar, um dos períodos mais conturbados da história do Brasil, que vigorou por 21 anos, entre 1964 e 1985.
Aos interessados que desejam participar da exposição, as inscrições seguem abertas até o dia do evento e podem ser realizadas pelo Sigaa. A ação é aberta para a comunidade interna e externa à Universidade.
Durante o evento, pôsteres que contém carimbos realizados pelo governo da época, indicando a permissão para a circulação do material, serão expostos. Consta, ainda, na programação de abertura, a exibição do documentário Codinome Breno (2018). Logo após, às 14h30, será realizado um debate, mediado por membros do Cineclube Natal. Será exibido, às 15h30, o filme O ano em que meus pais saíram de férias (2006). Em seguida, às 16h30, será iniciada a exposição.
Patrícia Macêdo, professora do Departamento de Ciência da Informação (Decin/UFRN) e uma das organizadoras do evento, fala um pouco sobre a escolha do tema, a importância do evento e as consequências causadas pela ditadura em relação à memória coletiva e individual: “A escolha pelo tema se dá em virtude de memória e esquecimento ser um dos meus temas de pesquisa. Percebo a necessidade de evidenciar as relações entre memória e esquecimento, destacando o impacto de momentos históricos e o seu aspecto político, trazendo o tema da ditadura como uma contrapartida social de análise crítica desse período histórico. Dessa maneira, busco compreender como ela impactou a memória coletiva e individual.”
Para mais informações sobre o evento, basta clicar aqui.