Rio Grande do Norte abre inscrições para nova edição do programa Startup Nordeste

O Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) está com inscrições abertas para a segunda edição do Startup Nordeste, um programa dedicado a fortalecer o Ecossistema de Inovação no estado. A iniciativa oferece capacitação, aceleração e apoio financeiro para projetos inovadores e/ou startups que estejam no estágio inicial de negócios de base tecnológica, com o propósito de transformar ideias inovadoras em empreendimentos escaláveis. As inscrições estão disponíveis até 17 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente por meio da plataforma Sebrae Startups no seguinte endereço: http://bit.ly/inscricaostartupnordeste23.

O novo edital do Startup Nordeste prevê um investimento de R$ 39.000,00 por startup, concedido na forma de subvenção econômica através de bolsas sócios-empreendedores. Este investimento é direcionado para acelerar negócios em estágios muito iniciais, incluindo aqueles que estão na fase de ideação.

“A segunda edição do Startup Nordeste é uma nova oportunidade de fomentar negócios inovadores em formato de startups no Rio Grande do Norte. Nosso objetivo é incentivar empreendedores a desenvolver negócios que solucionem problemas reais, oferecendo suporte que vai desde capacitação até fomento financeiro, permitindo que os empreendedores foquem no crescimento de seus negócios.”, afirmou a Analista da Unidade de Negócios Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, Jéssica Sena.

Projetos inovadores e/ou startups de pequeno porte, formais ou informais, em estágio inicial, com ideias inovadoras em qualquer temática ou setor de atuação, poderão participar do Startup Nordeste Rio Grande do Norte. Na primeira fase, serão selecionadas até 200 startups e/ou iniciativas com inovação aplicada ao processo/produto/serviço e/ou ao modelo de negócios, com alto potencial de crescimento e impacto na sociedade.

A V-Safe, uma startup nascida nas salas de pesquisa da UFRN, é um exemplo das empresas que estão emergindo no Nordeste graças ao impulso de programas como o Startup Nordeste. A empresa promove os testes de novas substâncias em ovos de peixes, substituindo os métodos tradicionais que envolvem o uso de mamíferos. “O Startup Nordeste foi um divisor de águas para a V-Safe, fornecendo não apenas recursos financeiros, mas também acesso a mentorias e consultorias essenciais. Isso possibilitou a evolução de uma ideia acadêmica para uma startup com potencial de impactar significativamente a sociedade.”, destacou o fundador da empresa, Augusto Monteiro.

Sobre as fases do Programa

O processo de submissão, avaliação e seleção das startups e/ou iniciativas do Startup Nordeste é composto por três fases distintas:

Fase 1 – Pré-Aceleração: Nesta fase, até 200 projetos de ideação e/ou startups em fases iniciais são selecionadas para participar de capacitações e mentorias online e/ou presenciais, com foco na modelagem de negócios, e avaliação das oportunidades e potencial do negócio.

Fase 2 – Aceleração: Nesta fase, até 100 projetos de ideação e/ou startups em fases iniciai selecionadas na fase 1, continuam no Programa e receberão capacitações e mentorias para desenvolver e validar suas soluções.

Fase 3 – Investimento: Nesta fase, cerca de 50 startups selecionadas na fase 2 recebem uma bolsa Sócio Empreendedor e participam de uma oficina de pitch e um demoday.

As startups e/ou iniciativas interessadas em participar do programa Startup Nordeste 2° Edição – RN devem submeter suas inscrições por meio do endereço: http://bit.ly/inscricaostartupnordeste23.

Minicurso ensina cuidados com cães no verão e festas de fim de ano

Mais 35 cidades do RN terão agendamento e instalação da nova parabólica digital