UFRN presta homenagem às doações de corpos para ensino e ciência

Foto: CB/UFRN

O Centro de Biociências (CB/UFRN) realiza, nesta quarta-feira, 22, uma cerimônia de homenagem em reconhecimento às famílias que, generosamente, doaram corpos para o ensino e a pesquisa científica. De cunho acadêmico e desprovida de vertente religiosa, com o objetivo de expressar a gratidão da Instituição por cada ato de doação, a solenidade acontece no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, às 18h, aberta ao público. 

A cerimônia começa com o grupo musical Potibones, da Escola de Música. Em seguida, o professor Expedito Silva do Nascimento Júnior, coordenador do programa de Doação de Corpos da UFRN e vice-diretor do CB, realiza a abertura oficial. Haverá, ainda, espaço às falas das famílias doadoras e aos estudantes. Estarão presentes: Henio Ferreira de Miranda,  vice-reitor; o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Antônio de Lisboa Lopes Costa; o professor Jeferson de Souza Cavalcante, diretor do CB; Graco Aurelio Viana,  pró-reitor de extensão, além de coordenadores de cursos da saúde e de seus respectivos centros acadêmicos.

Durante a cerimônia, o Vice-Reitor entregará a cada família uma placa de menção honrosa, acompanhada de palavras de apreço de professores e de autoridades presentes. O ato representa um gesto de reconhecimento à nobreza da decisão de doar os entes queridos para contribuir com o avanço do conhecimento nas áreas biológicas e de saúde. “Consideramos que seja uma forma de demonstrar às famílias todo o respeito aos seus entes queridos e, também, mostrar à sociedade que o ato de doar o corpo para o ensino é tão nobre quanto qualquer outra forma de despedida, como o sepultamento ou a cremação”, analisa Expedito. 

As doações de corpos desempenham papel fundamental na formação de profissionais das áreas de saúde e ciências biológicas a cada semestre, pois permitem os treinamentos cirúrgicos e os programas de educação em saúde para a comunidade. “O estudante, e mesmo o profissional, precisa estudar com precisão as peças que formam o organismo e, assim, eles se beneficiam do corpo doado, mas a principal beneficiária é a sociedade, que vê retornar para os hospitais, os postos de saúde e demais unidades da rede de saúde os profissionais seguros de sua prática clínica e com menor possibilidade de cometer erros”, avalia Expedito.

Nos últimos dez anos, o programa de doação de corpos na UFRN experimentou um notável crescimento, passando de 53 para 304 doadores. Expedito atribui esse aumento significativo ao processo de comunicação efetiva com a sociedade por meio das mídias faladas, escritas e televisivas no Rio Grande do Norte, além da utilização das redes sociais para a conscientização do tema. “O programa conta com doadores de diversas faixas etárias, formações e níveis de estudo. A maior parte é composta por mulheres. Também conta com diversas pessoas que se declaram religiosas em diversas vertentes, tais como católicos, evangélicos, espíritas, budistas e até ateus”, explica. 

A Universidade assegura o respeito e a dignidade dos corpos doados, seguindo rigorosas orientações éticas e legais. A utilização dos corpos, tratados como os primeiros pacientes dos estudantes, ocorre nos laboratórios de anatomia humana, onde são tomadas todas as medidas para garantir um tratamento digno e respeitoso. “Seguimos orientações rígidas do ponto de vista acadêmico para garantir o respeito e o cumprimento dos princípios éticos por parte de todos que fazem parte da disciplina de anatomia humana na nossa Universidade. As orientações são seguidas desde o seguimento das resoluções específicas, mas, sobretudo, da legislação aplicada prevista nos artigos do código civil e penal em relação à utilização e à destinação de corpos humanos para fins didáticos e de pesquisa”, assegura o vice-diretor.

Como doar?

Os interessados em doar e contribuir para o avanço da ciência podem acessar o formulário no site: www.doacaodecorposufrn.com.br e entregá-lo no Departamento de Morfologia do Centro de Biociências. O contato também pode ser feito pelos telefones (84) 99193-6013 ou (84) 99193-6159 ou pelo email: doacaodecorposufrn@gmail.com. Informações adicionais estão disponíveis no perfil do Instagram do programa: @doacaodecorpo.ufrn.

Igualdade racial: Lula lança ações; titula terras quilombolas e reconhece cultura hip hop

Sesc oferece passeio com experiência gastronômica e cultural pelo Rio Potengi