Um espaço dedicado à arte, cultura e criatividade, esse é o Atelier Afeto Cultural que será inaugurado neste domingo (05) e nasceu da necessidade de produzir e apoiar projetos de forma colaborativa, dando suporte técnico para artistas e empreendedores culturais e sociais do território da Vila de Ponta Negra.
O Atelier será um espaço colaborativo que oferecerá oficinas, encontros e divulgação de produtos que representam o rico território da Vila de Ponta Negra. O objetivo é acolher artistas, jovens e mestres da cultura popular para incentivar e fortalecer as aptidões artísticas e criativas da comunidade local, contribuindo assim para o fortalecimento do território e a redução das desigualdades sociais da Vila.
Integrante da Berimbau Produções Culturais, que tem como eixos de atuação os projetos, “As Cores da Vila”, que busca mobilizar jovens por meio do sincretismo da cultura Hip Hop e da cultura popular para preservar as brincadeiras ancestrais; “Berimbau Audiovisual”, uma produtora de vídeos que registra acontecimentos e contribui para a construção da memória do território da Vila de Ponta Negra e “Afeto Cultural”, que valoriza os mestres da cultura popular, o Atelier Afeto Cultural utiliza a arte e a cultura como ferramentas para reduzir as desigualdades sociais presentes na Vila de Ponta Negra.
Neste domingo (05), Dia Nacional da Cultura Popular, além da abertura oficial do Atelier Afeto Cultural, haverá também o lançamento do livro “Ensinamentos da Borboleta”, de Deth Haak, na Praça do Cruzeiro.
Confira a programação:
17:00 -Clamor de Tambores com Mestre Arraia e Abertura dos portões do Atelier Afeto Cultural
Rua do Corrupio 210
17:30 – Troca de coroa de Mestra Helena (Atelier Afeto Cultural) Rua do Corrupio 210
18:00 – Lançamento do livro: Ensinamentos da Borboleta de Deth Haak(Praça do Cruzeiro)
20:00 – Apresentação de Grupos Culturais da Vila de Ponta Negra:Boi Pintadinho de Pedro Piloto /Bambelô Maçariquinho da Beira da Praia/Cena aberta: Sarau de cordéis e poesias
Serviço:
Dia 5 de Novembro
Das 17h as 21h
Atelier Afeto Cultural: Rua do Corrupio 210, Vila de Ponta Negra
Praça do Cruzeiro em frente ao Ligzarb (Rua Manoel Coringa de Lemos)