Geoparque Seridó debate sustentabilidade e empreendedorismo social

Foto: Getson Medeiros

A Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) sediará a 5ª edição do Encontro Geoparque Seridó (EGS), evento aberto a todos. Em 2023, a ação apresenta a temática Sustentabilidade e Empreendedorismo Social, sendo realizada entre os dias 8 a 10 de novembro, a partir das 8h, no campus da Instituição, em Currais Novos. Para os interessados, as inscrições são realizadas pelo site do evento.

Considerado o principal encontro que discute o Seridó Geoparque Mundial da Unesco, o evento tem por objetivo principal incentivar o desenvolvimento sustentável da região. A ação possui, além disso, foco concentrado nas temáticas ligadas ao turismo, à sustentabilidade, à diversidade natural, ao empreendedorismo, entre outros aspectos do território considerados importantes.

Voltado para professores, pesquisadores, empreendedores, gestores públicos, estudantes dos vários níveis de ensino e demais interessados, o EGS contará com mesas-redondas, painéis temáticos, apresentações culturais, degustações regionais, exposições artísticas, festival gastronômico e feira de produção associada ao turismo. A ação busca, ainda, fortalecer o debate acadêmico e a produção científica em desenvolvimento no país a respeito da sustentabilidade e do empreendedorismo.

Para o professor Marcos Nascimento, coordenador científico do Geoparque Seridó, a ação é de suma importância para os participantes, visto que o EGS permite apresentar ações e debates acerca dos geoparques, com destaque ao Seridó Geoparque Mundial da Unesco. “Durante o evento, as pessoas poderão vivenciar a realidade do território conhecendo inúmeros geoprodutos, gastronomia e atores que representam o território em toda sua essência”, ressalta.

A expectativa do docente da Felcs Marcelo Taveira, coordenador geral do evento, é de que este ano o Encontro Geoparque Seridó se destaque pela qualidade da programação científica e por sua abrangência. Segundo ele, desde a edição de 2022, o encontro deste ano foi desenhado como de porte internacional, com a participação de pesquisadores de geoparques e do campo do turismo que são referências na discussão dessa temática no cenário mundial. 

Marcelo Taveira comenta, também, que o evento reunirá, em três dias de atividades, as produções acadêmicas, científicas, técnicas e culturais e as experiências criativas e inovadoras desenvolvidas em Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas, municípios do Seridó Geoparque Mundial da Unesco. “A ação contará com a presença de empresas parceiras que atuam no turismo com responsabilidade socioambiental nesse território reconhecido pela Unesco”, pontua.

Criado há seis anos, o Encontro Geoparque Seridó possui o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN) e do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó (CPIGS). Em todas as suas edições, no terceiro dia do evento, a comunidade participante tem a oportunidade de realizar uma visita técnica a um dos geossítios do Geoparque, que nesta edição acontecerá no município de Acari, na região do Seridó.

A programação completa do encontro, além das taxas de inscrição, podem ser visualizadas na página do evento.

Grupo Leão & Vila prepara programação especial para o Dia de Finados

Restaurante Sesc Rio Branco conquista categoria Ouro do prêmio Good Travel Seal