Instituto de Políticas Públicas da UFRN realiza seminário sobre a Política Potiguar 

Ilustração: Freepik

O Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN) realiza, na próxima quinta-feira, 26,  o 1° Seminário sobre a Política Potiguar. O evento acontece a partir das 15h, no auditório 1 do Nepsa 2, localizado no Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). As inscrições devem ser realizadas por meio do Sigaa.

Participam do momento os professores José Antonio Spinelli, do Departamento de Ciências Sociais (CCS); Jailma Lima, do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres); e José Lacerda Alves Felipe, professor aposentado do Departamento de Geografia da UFRN. O momento conta com a mediação do professor Alan Lacerda, docente do IPP e pesquisador do grupo de pesquisa Estado e Políticas Públicas, que realiza publicações voltadas para o cenário político do Rio Grande do Norte.

No seminário, José Spinelli aborda questões relacionadas à política estadual na Primeira República e no período varguista. A professora Jailma Lima vai discutir sobre a pesquisa das eleições das décadas de 1940 e 1950, a qual resultou no livro Taquei Detefon nos Brutos: o Rio Grande do Norte em campanha política (1945 – 1955). Também entra na discussão a tese de doutorado do professor José Lacerda, A (re)invenção do lugar: os Rosado e o “País de Mossoró”. 

De acordo com o mediador, trata-se de iniciativa importante para o reconhecimento da política potiguar enquanto objeto de análise na Universidade. “Com frequência, a literatura a respeito do tema fica espalhada em textos que terminam conversando pouco entre si e sendo pouco divulgados à medida que o tempo passa. O evento é o primeiro de uma série que busca contribuir para esse processo de valorização dos estudos sobre a política norte-rio-grandense”, relata. 

Governo do RN lança programa de atenção primária e recebe 183 novos profissionais do Mais Médicos

Festival ‘Bar em Bar 2023’ chega ao Rio Grande do Norte com 47 casas participantes