As perspectivas e os reflexos do impacto da atuação dos negócios com visão socioambiental nessa nova economia, as fontes alternativas de investimento e o papel da inovação tecnológica nesse cenário no Nordeste brasileiro. As temáticas serão o centro dos debates do Fórum Nordeste de Investimentos e Negócios de Impacto, que será realizado em Natal (RN), entre os dias 3 e 4 de novembro. Promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, o fórum vai reunir os principais atores do ambiente de negócios de impacto de todas as regiões. Informações sobre a programação no site https://material.rn.sebrae.com.br/forum-nordeste-de-impacto-social/. As inscrições são gratuitas.
O encontro pretende lançar análises e debates entre governos e sociedade civil para a proposição de políticas de impacto socioambiental positivo na região. A coordenadora geral do Fórum e gerente na Unidade de Desenvolvimento Rural e Negócios de Impacto do Sebrae RN, Mona Paula Nóbrega de encontro representa uma grande oportunidade para um debate inédito entre governos e sociedade civil para a proposição de políticas de impacto socioambiental positivo que contribuam para impulsionar uma economia mais inclusiva e regenerativa.
“O fórum é uma grande oportunidade para o ecossistema de impacto do Nordeste discutir, elaborar e propor ações e políticas públicas de fortalecimento aos NIS considerando nossos territórios, biomas e peculiaridades regionais de forma integrada e participativa”, diz a gerente da Unidade de Desenvolvimento do Agronegócio do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega.
O Fórum é um espaço de construção coletiva social e política que busca articular inovação e impacto para fomentar a construção participativa de políticas públicas que fortaleçam o ecossistema de impacto e apoiem a solução de problemas sociais e ambientais por meio do empreendedorismo.
Ecossistema do NE em Natal
Nos dois dias, empreendedores, governos, aceleradoras, incubadoras, empresas e apoiadores em geral estarão reunidos discutindo os desafio do segmento com o objetivo de promover recomendações de políticas públicas para o desenvolvimento dos negócios de impacto e a criação de um ambiente normativo favorável à multiplicação destes empreendimentos. O propósito é promover uma visão compartilhada de futuro e fomentar a inteligência territorial e redes entre estados e municípios do Nordeste brasileiro.
O Fórum Nordeste de Investimentos e Negócios de Impacto é coordenado pelo Sebrae RN, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do Rio Grande do Norte (SEDEC), Comitê da Estratégia Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social do Rio Grande do Norte (CENIS) e Grupo de Articulação Pró-Simpacto (GAS), com apoio da Estratégia Nacional de Economia de Impacto – liderada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Este é o primeiro de uma série de cinco Fóruns previstos para acontecer até meados de 2024, um em cada região do Brasil, coordenados pelo Grupo de Articulação Pró-Simpacto (GAS), com apoio da Enimpacto e em parceria com a Aliança pelo Impacto. Os Fóruns regionais são encontros preparatórios para o Fórum Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto, que ocorrerá ao final de 2024, reunindo gestores públicos e agentes do ecossistema – e que terá foco na proposição de recomendações do ecossistema de impacto nacional para a estruturação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto).
O projeto do Simpacto vem sendo gestado desde 2021 no âmbito da Enimpacto e tem sua implementação relacionada ao quinto eixo de atuação da Estratégia, que prevê a articulação Interfederativa com estados e municípios no fomento à economia de impacto. Um dos objetivos do Simpacto é conectar os atores do ecossistema de impacto à Agenda 2030 da ONU, ao mesmo tempo em que se articula o setor público em nível federal, estadual e municipal, com o intuito de fomentar mecanismos de incentivo favoráveis ao desenvolvimento sustentável e inclusivo do país.
“Trata-se de um movimento para fomentar o ecossistema de impacto e conectar todos os Estados do Brasil a uma mesma agenda de transformação socioambiental positiva, promovendo um ambiente institucional favorável e harmônico, em todos os níveis e unidades da Federação”, destaca Aron Belinky, membro do Comitê Executivo do GAS e conselheiro da Aliança pelo Impacto, organização parceira do movimento.
A certeza de que é possível gerar transformações por meio de soluções que aliam impacto socioambiental a um modelo de negócios rentável vem mobilizando empreendedores, aceleradoras e incubadoras comprometidas em apoiar e qualificar esses negócios e investidores que estão redefinindo lucro e propósito em busca de maneiras mais efetivas de gerar impacto positivo na sociedade. Neste processo, cabe aos Estados promover uma legislação que apoie o desenvolvimento e multiplicação destas soluções.
.
Pioneirismo potiguar
Primeiro Estado do Brasil a propor uma legislação de impacto para apoiar o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo, o Rio Grande do Norte foi também o primeiro a constituir o Comitê da Estratégia Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, o CENIS.A governadora Fátima Bezerra assinou decreto regulamentando os empreendimentos de impacto socioambiental no estado, durante edição do Fórum de Empreendedorismo Social e Negócio de Impacto,, realizado em novembro de 2021, durante a Festa do Boi.
Com representação de 25 instituições do Rio Grande do Norte, o CENIS vem trabalhando desde 2019 para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios de impacto no Estado. O Comitê é formado pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Tributação (SET), Planejamento (SEPLAN), Trabalho, Habitação eAssistência Social (SETHAS); Agência de Fomento do Estado (AGN), Junta Comercial do Estado (JUCERN), UERN, UFRN, IFRN, UFERSA, UNP, UNI-RN, Unifacex, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), FIERN, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojista (FCDL), FAERN, Facern, Sebrae, entre outras.
Serviço
Fórum Nordeste de Investimentos e Negócios de Impacto
Dia 03/11 – Palco Impacto
Local: GO!RN 2023 – Centro de Convenções de Natal
Dia 04/11 – Rumo ao Simpacto
Local: Sebrae-RN
Horário: 8:00h às 13:00h – 15:00h às 18:30h
Inscrições: https://forms.office.com/r/59qhnQQxZi
Programação:
https://material.rn.sebrae.com.br/forum-nordeste-de-impacto-social
–