Juliana Fernandes lança “A Valsa da Bailarina” neste domingo (30) na Livraria Nobel

O livro “A Valsa da Bailarina”, da publicitária, autora e ilustradora Juliana Fernandes, surgiu como uma homenagem à sua filha Morena. A partir do interesse da pequena pela música e pelos desenhos, e do desejo de Juliana de dedicar-se integralmente à sua filha, a autora buscou aprimorar a sua técnica em ilustrações e criou a personagem que ilustra as páginas do livro, que terá lançamento oficial neste domingo, (30 de julho), na Livraria Nobel, em Ponta Negra.

Juliana conta um pouco da sua história: “Em fevereiro de 2017, minha filha Morena nasceu. Assim como acontece com muitas mulheres, eu não conseguia mais conciliar a vida que eu tinha com a maternidade que eu queria exercer. Quando minha licença maternidade acabou e tive que voltar a trabalhar, simplesmente não conseguia mais. Chorei todas as manhãs ao sair de casa, durante 6 meses. Até que veio a coragem que me faltava para dar o grande passo: pedi demissão. Sabia quais áreas me interessavam, mas nada concreto. Decidi então que iria começar algum projeto pessoal. Eu havia composto uma canção de ninar para Morena e tinha imaginado que poderia transformar esta canção em um livro. “

A partir daí a autora se dedicou  para colocar em prática o seu projeto: “Em um primeiro momento, eu pensei em pedir ajuda a alguns amigos ilustradores, para ver se alguém poderia ilustrar o livro pra mim. Mas um dia, brincando com a Morena, me veio a ideia de fazer uma girafinha bailarina e comecei a rabiscar. Eu tinha a imagem na minha mente do que eu queria, mas quando tentava colocar pro papel ficava completamente diferente do que o que eu tinha imaginado. Foi então que eu decidi procurar uma aula de desenho. Cheguei lá com minha girafinha na mão e mostrei ao professor certa de que ele iria me mandar de volta pra casa dizendo que não tinha solução! Mas, para minha surpresa, fiz  3h de aula e depois a minha girafinha já tinha se transformado! Eu não acreditava que eu que tinha desenhado aquilo.”

Em 2020, durante a pandemia, o livro “A Valsa da Bailarina” foi lançado de forma independente, através de uma campanha de financiamento coletivo. Apesar das dificuldades impostas pelo mercado editorial, Juliana acreditou no seu trabalho e, em menos de 10 dias, já havia batido a meta de 200 exemplares vendidos.  “Uma das coisas que mais me surpreendeu quando lancei o livro foi receber os vídeos das crianças dançando, fiquei muito emocionada!”, ressalta Juliana.

Após a persistência de bater em várias portas, Juliana conseguiu uma parceria com a Livraria Nobel para a comercialização do seu livro. O evento de lançamento deste domingo contará com a participação da cantora mineira Lysia Condé, que musicou a ‘Valsa da Bailarina’, com produção musical de Eduardo Taufic – a Valsa também pode ser encontrada nos QR Codes impressos no livro. E ainda, uma oficina de musicalização infantil com a cantora potiguar Clara Menezes.

SERVIÇO

Lançamento do livro “A Valsa da Bailarina”

Dia 30 de julho, domingo, a partir das 16h

Livraria Nobel – Praia Shopping – Av. Engenheiro Roberto Freire, 8790 – Ponta Negra

Sobre Juliana Fernandes

Juliana é natural de Aracaju (SE), mas cresceu na estrada. Morou no Rio de Janeiro, Niterói, Belém, Bolívia, Espanha. Mas nunca perdeu o contato, muito menos o orgulho de suas raízes.

Formada em publicidade, tem mestrados nas áreas de Cultura e Ciências Sociais e trabalhou durante mais de 20 anos com Marketing Cultural, tanto no Brasil quanto no exterior. Com o nascimento de sua filha Morena, veio a vontade de resgatar suas veias artísticas e empreender: começou a trabalhar como ilustradora, montou seu próprio Studio de Design, e em 2020 lançou seu primeiro livro infantil – escrito e ilustrado por ela mesma.

Sobre Lysia Condé

Lysia é mineira, mas radicada em Natal desde 2007 tem apresentados diversos projetos musicais na capital potiguar. Em 2014 gravou o primeiro CD independente “Lysia Condé”, o qual foi indicado para o Prêmio da Música Brasileira e também o CD “Elas de Minas”, com compositoras e intérpretes da cena musical mineira. Em 2018 concluiu o Curso Técnico em Canto Popular da Escola de Música da UFRN e foi contemplada com o PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA, na cidade de São Paulo. Em 2019 estreou o musical “O Komboio do Sol”, com apresentações em Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Natal. No ano de 2022 estreou o show “Minas de Fé e Paixão” – Uma homenagem a Milton Nascimento e o musical “Aqui é o Meu Lugar”, na cidade do Natal, ambos espetáculos apresentados também em 2023.

Sobre Clara Menezes

Clara Menezes, é cantora, compositora e atriz potiguar há 13 anos. Sua discografia conta com três trabalhos autorais, são eles: CD Voa Leve (2012), CD Dois Lados (2017) e o EP Solta (2021), recém-lançado. Integrante de duas companhias de teatro (Cia Teatral Dueto e Cia Flor do Sol) e de um grupo musical (Canta Mais) ela atua nas áreas do teatro, da música e da preparação vocal e corporal, realizando shows, espetáculos, aulas e oficinas. Realizou cursos de teatro, canto e de dança teatro, ao longo da carreira. Com formação Técnica em Canto Popular pela Escola de Música da UFRN, também atua como professora de canto popular e de teatro musical há 8 anos, tem um trabalho direcionado para crianças, jovens e adultos.

IPEM/RN fiscaliza balanças no aeroportos de Natal e Mossoró

Iphan investirá R$ 7,5 milhões em projetos sobre cultura imaterial