O coletivo Manas na Rua, em parceria com o núcleo Natal da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, lançou a campanha Uma Mão Lava a Outra, que arrecada materiais de higiene pessoal para serem distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Um dos pontos onde as doações podem ser recebidas é a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), no Campus Central da UFRN. A campanha vai até o dia 31 de julho.
A caixa de coleta na BCZM fica na entrada da biblioteca, em frente ao guarda-volumes. O Manas na Rua pede que sejam doados creme dental 70g, desodorante em creme, escova de dentes infantil e adulta, sabonete e sabão em barra. A parceria com a UFRN se tornou possível graças ao Engenheiros Sem Fronteiras, projeto de extensão da Universidade.
Os produtos vão ser organizados em kits individuais e distribuídos para crianças, adultos e idosos em agosto durante um dos cafés da manhã gratuitos, realizados pela ONG nos finais de semana. Segundo a organização, cerca de 35% das pessoas atendidas estão em situação de rua.
A campanha acontece periodicamente desde 2020, ano que o coletivo começou a realizar os cafés da manhã. Desde fevereiro de 2023, a ONG doou mais de 200 kits de higiene a pessoas em vulnerabilidade e mais de mil absorventes a mulheres e meninas atingidas pela pobreza menstrual. O Manas da Rua pretende repetir a ação a cada três meses.
Outro ponto de arrecadação é o Libre Café Vegano, na Rua Ataulfo Alves, em Candelária, que está recebendo doações de terça a sábado, das 12h às 19h30. Para saber mais sobre a campanha e acompanhar os outros projetos do Manas na Rua, acesse o site e o Instagram do coletivo.