Apresentações culturais, discussões sobre políticas públicas, espaço formativo, experiências de intercâmbio cultural são algumas das atividades que estão acontecendo durante a realização do I Encontro Nacional de Educação Museal e Museologia Social – EMUSE, que acontece em Cachoeira, na Bahia.
O evento reuniu pessoas do Brasil inteiro durante os 03 dias de encontros (06, 07 e 08 de julho de 2023) para debater diferentes temáticas relacionadas ao desenvolvimento do Programa Nacional de Educação Museal e do Programa de Museologia Social, assim como propostas de fomento para o setor.
A Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN que conta com uma representação de 8 integrantes participando nesse evento, foi convidada a falar sobre sua experiência de organização e articulação, além da apresentação de propostas de fomento às iniciativas de Memória e Museologia Social.
A Rede do RN apresentou uma proposta visando contribuir com o Desenvolvimento Institucional dos Pontos de Memória e Museus Comunitários e de suas práticas educativas e culturais articuladas.
A representação da Rede Potiguar também defendeu um pacto federativo entre o IBRAM e os Ministérios de Cultura, Educação, Desenvolvimento Social e Ciência e Tecnologia, Governos Estaduais e Municipais para fortalecimento e ampliação das iniciativas de Museologia Social no país.
Da proposta ousada e que agradou ao público ouvinte, surge uma perspectiva de fortalecer e ampliar as ações já desenvolvidas por iniciativas de Memória e Museologia Social de base comunitária existentes, assim como, incentivo para o surgimento de novos espaços museais.
Participaram do evento representando a museologia social do RN, o Museu Nísia Floresta, Museu Quilombola da Picada, Museu Quilombola Gídeo Véio, Museu Quilombola de Macambira e o Ponto de Memória José Milanez.
Também participou do evento uma representação da Secretaria de Cultura do município de Lagoa Nova e um representante da Empresa Aliança Energia.