Na próxima sexta-feira, dia 7, acontece a última etapa de escuta presencial do Plano Plurianual (PPA) RN Participativo na UERN, em Natal. Ao longo das últimas semanas, equipes do governo do estado percorreram nove territórios do Rio Grande do Norte, dedicando atenção às demandas e aspirações da população potiguar.
O Plano Plurianual é um importante instrumento de planejamento do poder executivo, com duração de quatro anos, que estabelece diretrizes, objetivos e metas de médio prazo para a administração pública. Estruturado em programas que visam fornecer bens e serviços à população, o PPA reflete a participação aberta da sociedade civil na sua elaboração, por meio da plataforma RN Participativo, específica para o estado, e do Brasil Participativo, que abrange o âmbito federal. Essa abertura de participação é fundamental para garantir que as decisões governamentais retratem as necessidades e desejos da sociedade.
A escuta presencial do RN Participativo é um passo concreto na busca pelo fortalecimento da democracia, valorizando e reconhecendo a voz de todos os cidadãos. As plenárias realizadas até o momento contaram com a presença de um público diversificado, composto por organizações da sociedade civil, sindicatos, ONGs, movimentos sociais e autoridades locais. Essa participação ativa e engajada dos potiguares reafirma a importância do diálogo democrático na construção de políticas públicas inclusivas e efetivas.
Além de Natal, o território Terras Potiguaras abrange os municípios de Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. A expectativa é de que nesse encontro as demandas e aspirações dessas localidades sejam amplamente discutidas, contribuindo para a construção de um plano plurianual que atenda de forma precisa e abrangente às necessidades de cada região.
O governo do Rio Grande do Norte reitera o seu compromisso com a participação popular e a construção coletiva de políticas públicas para promover o desenvolvimento do estado. A escuta presencial do PPA RN Participativo representa mais um passo importante nesse processo, buscando um futuro cada vez mais participativo e inclusivo para todos os potiguares.