Projeto “Caravana REC” segue levando oficinas de audiovisual para cidades do RN

Foto: Brunno Martins

O projeto Caravana REC – uma iniciativa itinerante que busca promover a formação técnica, o estímulo profissional e empreendedor, a produção e difusão audiovisual no estado do Rio Grande do Norte – iniciou a sua 3ª temporada no mês de abril e já passou por Natal, Macaíba, Upanema, Baraúna e Florânia. Em breve chegará também às cidades de João Câmara, Martins e Santa Cruz.

Até o momento, foram cerca de 150 beneficiados diretos com a “Oficina de Documentário para Iniciantes”, principal ação desenvolvida pelo projeto, que conta ainda com atividade de apreciação e formação de plateia para o cinema local através da “Mostra Itinerante Caravana REC”; além de roda de conversa sobre cultura e empreendedorismo, onde Nathalia Santana, idealizadora e diretora da iniciativa, apresenta o projeto como estudo de caso para abordar temas como: produção cultural e possibilidades de desenvolvimento profissional no setor; elaboração, captação e gestão de projetos; comunicação cultural; e desafios contemporâneos (sustentabilidade, inovação, democratização). 

Com o enfoque na experiência prática e na troca de saberes, o diferencial do Caravana REC consiste em democratizar o acesso às técnicas básicas do audiovisual e a partir disso estimular os jovens participantes a pensarem na sua identidade cultural, investigando símbolos, conceitos e ideias que possam ser traduzidos para a linguagem do cinema. Os gestores de cada cidade por onde o projeto passa, enfatizam a importância da iniciativa:

“Receber o Caravana REC em nosso município foi uma experiência incrível. Foram dias intensos e de muito aprendizado para todos os jovens que participaram da oficina ao decorrer da semana. O projeto tem como foco fomentar a produção audiovisual no interior do estado do Rio Grande do Norte, além de capacitar e qualificar o setor, incentivando o desenvolvimento profissional e a economia criativa. A semente foi plantada em Upanema e já podemos desfrutar dos frutos. Viva o Caravana REC!.” – Lemuel Medeiros (Gerente de Cultura de Upanema/RN)

O fato de verem na tela o resultado prático de suas ideias e sugestões traz para os participantes o reforço da identidade cultural e mostra para a comunidade que é possível transcender os limites da própria realidade.  Além disso, o projeto também reforça a possibilidade do audiovisual se tornar um caminho de trabalho, apresentando para esses jovens um nicho de mercado que cresce exponencialmente a cada dia. “Não sei nem por onde começar a falar sobre o curso que eu fiz. Só posso dizer que foi uma das melhores coisas que me aconteceu recentemente. O principal motivo é que o Caravana REC me trouxe muita alegria e satisfação, já que eu sou apaixonado por audiovisual e esse curso me permitiu ter um contato tão próximo com esse universo que é o que quero para o resto da minha vida. Foi simplesmente maravilhoso aprender com profissionais super competentes e ainda por cima trocar ideias e experiências com os meus colegas que também são malucos por cinema e documentários. Sério, foi indescritível.  Eu sempre sonhei em fazer esses cursos grandes que passam na televisão, mas agora eu sei que participei de um curso com a mesma qualidade. Enfim, mal posso esperar pela próxima parada do Caravana REC, porque eu vou estar lá de novo e com certeza vai ser outro sucesso.” – Miguel Gomes Neto (Participante em Baraúna/RN). 

O projeto Caravana REC é uma realização da Pinote Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. 

PRÓXIMAS AGENDAS:

12 a 18 de junho: Inscrições abertas para Martins

26 a 30 de junho: Realização em João Câmara

03 a 09 de julho: Inscrições abertas para Santa Cruz

10 a 14 de julho: Realização em Martins

24 a 28 de julho: Realização em Santa Cruz

ACOMPANHE:

www.caravanarec.art

www.instagram.com/caravanarec

Conexão Elefante Cultural se prepara para iniciar imersão online

Pelo Rio Grande do Norte…