Edital destina R$ 450 mil para startups que aliam inovação e impacto socioambiental

O Sebrae no Rio Grande do Norte está empenhado em fortalecer o ecossistema de negócios inovadores com alto alcance social ou que promovem o equilíbrio do meio ambiente. A instituição está com inscrições abertas até 7 de julho para o Edital Regenera, que é a quinta edição do Programa de Aceleração do Sebraelab Natal. O edital visa selecionar e premiar startups que desenvolvam modelos de negócios sustentáveis, escaláveis e geradores de impacto social ou ambiental positivos.

A iniciativa oferta acompanhamento, mentorias e suporte financeiro para impulsionar esse tipo de negócio. Serão selecionadas até 15 startups, que receberão como prêmio até 30 mil cada uma. A ficha de inscrição está disponível no portal do Sebrae-RN ou pode ser acessado diretamente pelo link https://sebraern.solv.network/show_program/regenera-acelerando-negocios-de-impacto/. O edital busca apoiar empreendimentos legalmente constituídos no Estado do Rio Grande do Norte que estejam contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.

Para participar da seleção pública, as startups precisam estar sediadas no Rio Grande do Norte e registradas como pequeno negócio. Ou seja, em uma das categorias do Simples Nacional: Microempreendedor Individual, Inova Simples, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. No entanto, é preciso destacar que o programa busca negócios já em operação, não estando em estágio de ideação. Além disso, é necessário que os negócios apresentem escalabilidade e tenham a natureza de gerar impacto social.

As 15 primeiras startups classificadas serão selecionadas para o programa e também premiadas. Cada uma delas receberá o valor de até 30 mil, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e para impulsionar o crescimento desses negócios de impacto, conforme estabelecido pelo sistema Sebrae para caracterizar esse tipo de negócio.

Impacto

São considerados Negócios Inovadores de Impacto Social aqueles que possuem algumas características distintas. Primeiramente, eles têm uma intencionalidade clara em resolver problemas sociais ou ambientais. A solução oferecida por esses negócios é o cerne de sua atividade principal.

Além disso, eles operam sob a lógica de mercado, buscando retornos financeiros, e possuem a capacidade de expandir o número de clientes, usuários e faturamento sem aumentar proporcionalmente os custos de operação. Por fim, esses negócios estão comprometidos em monitorar e reportar o impacto social ou ambiental gerado, buscando torná-lo efetivo.

Para a gestora do Projeto Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental, Elisete Lopes, é de suma importância apoiar esses empreendimentos e a premiação possibilita que essas startups tenham um incentivo financeiro a ser investido no próprio negócio, sendo capazes de assim ampliar o impacto econômico, social e ambiental gerado nas localidades onde atuam.

“Através do Edital Regenera, pretendemos promover e apoiar ações de impacto que solucionem problemas sociais e ambientais, mas esses empreendimentos precisam fazer isso de forma inovadora, escalável e que gere realmente um impacto positivo na comunidade ou no meio ambiente onde estão inseridos”, explica a gestora do Edital Regenera.

Esse é o segundo edital lançado neste ano pela instituição voltado a esse perfil de empresas. A abertura do Edital Regenera representa o compromisso do Sebrae-RN em impulsionar negócios inovadores e sustentáveis que geram impacto socioambiental no Rio Grande do Norte. Ao premiar essas empresas, a instituição reconhece a importância do empreendedorismo voltado para a solução de problemas sociais e ambientais, estimulando o crescimento desse ecossistema de empresas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Open Kids de Jiu-Jitsu acontece no fim de semana em Natal

Conexão Elefante Cultural se prepara para iniciar imersão online