A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), anunciou uma parceria inédita com a TV Universitária (TVU-RN) para a transmissão de dois programas no Canal Educação. Os programas selecionados são o Cena Potiguar, que destaca a arte e a cultura do RN, e o Olhar Independente, que publica produções audiovisuais e realiza entrevistas.
Para o diretor da TVU Ivan Cabral, a seleção dos programas é um reconhecimento do esforço da insistência da TV em produzir programas relevantes que abordam nossa cultura, tanto no âmbito audiovisual quanto nas artes, de modo geral. “São programas feitos valorizando as condições locais e com muita qualidade, a ponto de serem reconhecidos como interessantes para a grade nacional. Isso é resultado da marca da TVU, que sempre abriu espaço para divulgar pesquisas, expressões culturais, música e esporte”, diz, acrescentando, ainda, que a missão da TVU é levar ao telespectador conteúdos relevantes que expressem e retratem a riqueza cultural do estado e da cidade de Natal. “É um reconhecimento da qualidade desse material”, reforça.
Erica Lima, diretora de produção da TVU, destaca a importância cultural dos programas e ressalta o impacto positivo que eles terão na divulgação da produção cinematográfica e artística do estado. “É com muita alegria que recebo essa notícia, porque produzo e dirijo esses programas que têm uma importância cultural muito grande para o RN. O Olhar Independente divulga a produção cinematográfica do estado, entrevistando realizadores, discutindo sobre produção audiovisual e exibindo filmes que retratam nossas histórias e o cinema feito aqui no RN”, afirma.
Mencionando o Cena Potiguar, Erica enfatiza que o reconhecimento é um indicativo da qualidade e da relevância do serviço prestado pela equipe da TV Universitária. “Ser selecionado para ser exibido em rede nacional é uma afirmação de que estamos realizando um trabalho que merece ser compartilhado com todo o país”, declara a diretora de produção.
Sebastião Faustino, Superintendente de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacou a importância da parceria. “A EBC abriu um chamado para todas as associadas do Brasil inteiro que tivessem algum produto pertinente para ser encaminhado a eles, desde que tivesse relação com cultura, esporte e educação. Preenchemos o questionário com os dados solicitados, sugerindo imediatamente esses dois programas, Cena Potiguar e Olhar Independente. A EBC prontamente aceitou veicular esse material no Canal Educação”, explica Faustino.
Ele ressalta ainda o alcance nacional que essa oportunidade proporciona, especialmente na área da educação. “Quando você pega programas como o Cena Potiguar e o Olhar Independente, que falam sobre a cultura do Rio Grande do Norte para uma TV educativa voltada para professores e estudantes, percebe-se que a cultura acaba sendo um elemento de promoção da educação do nosso estado. Isso significa que podemos mostrar aos professores, mesmo nas escolas mais distantes, que há possibilidade deles produzirem conteúdo. Essa parceria serve como processo de ensino e aprendizagem para a sala de aula, promovendo discussões, especialmente sobre as temáticas abordadas nesses programas”, complementa.