“Palavras Contadas” do saudoso jornalista Pinto Júnior será lançado nesta quinta (1º)

Ele sonhava, entre tantos outros sonhos, em um dia publicar seus poemas e crônicas escritos ao longo dos anos. Mas, a Covid-19 abreviou sua vida e coube à sua esposa, a enfermeira Irandi Pinto, dar continuidade à obra e ao trabalho do jornalista Pinto Júnior. “A partida dele nos deixou um vazio imenso. Coube a mim tocar a empresa e cuidar dos filhos. Chegar aos 25 anos do Potiguar Notícias e lançar esse livro é como um bálsamo para que eu continue firme e forte seguindo o exemplo que ele nos deixou”, conta.

O livro “Palavras Contadas” será lançado nesta quinta-feira, 1º de junho, e marca o início das comemorações pelos 25 anos do veículo de notícias Potiguar Notícias, que foi fundado pelo próprio Pinto Júnior e se estabeleceu como um dos primeiros veículos digitais do Rio Grande do Norte.

“Ele respirava jornalismo 24h. Formado em Campina Grande, escolheu o RN para fazer história no jornalismo Potiguar. Idealizou e criou o Jornal Potiguar Notícias. Além de poeta e cronista, criou projetos culturais no RN, como o Concurso Literário Zila Mamede, Diálogos Abertos, Livraria Amiga do Autor Potiguar, e foi idealizador dos programas da PNTV Literatura e PNTV Cultura, bem como Cultura em Debate. Apresentador de um programa na TV União, onde iniciou, e a seguir na Band Natal, com o programa Conexão Potiguar”, lembra Irandi.

“Palavras Contadas” mostra o “entusiasmo pelo amor, pela escrita e pela vida”, como define Irandi e aborda “a vida de um jornalista por trás dos bastidores, a dimensão de sua inteligência e cultura, a experiência de um amante da literatura brasileira e momentos vivenciados por ele, sobre as coisas do tempo”.

“Encontra-se presente nas crônicas de Pinto Júnior um inventário extenso de imagens que retratam não só as coisas do tempo, mas também um modo de existir. Ele registra declarações do que é e abriga também o outro. O cronista faz pulsar no texto a visão crítica sobre as condições de existência dessas outras vidas. Sem qualquer hesitação ou receio, o texto traz lições. Contudo, sem didatismo professoral”, destaca Diógenes da Cunha Lima, escritor e Presidente da Academia Norteriograndense de Letras.

Pinto Júnior nasceu em Várzea Nova, na Bahia, e cresceu em Nova Floresta, na Paraíba. Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, ele decidiu seguir carreira profissional no Rio Grande do Norte, onde trabalhou em agências de publicidade e empresas jornalísticas de Natal. Ele faleceu na madrugada de 19 de junho de 2021, aos 53 anos, devido a complicações da Covid.

“É uma justa homenagem a ele, como fundador do Potiguar Notícias e como pessoa. Pinto era um empreendedor, deixou sua contribuição para a sociedade e sempre acreditava em um futuro melhor. Que as palavras de Pinto Júnior possam despertar nas pessoas a mesma sensibilidade com que ele encarava a vida e levá-los a refletir sobre suas vidas e experiências”, diz Irandi.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Palavras Contadas”

Dia 1º de junho, às 18h00

Câmara Municipal de Parnamirim

“Praça da Convivência” é reinaugurada em Mossoró

Festival Solidário da Estação do Cordel começa nesta quinta-feira (1º) no Centro Histórico