Sicredi incentiva empreendedorismo feminino e promove a equidade de gênero

Foto: Pexels

No Nordeste, o Sicredi comemora o mês das mães com iniciativas que valorizam a força e a experiência das mulheres empreendedoras. Através das cooperativas de crédito presentes em todos os estados da região, a instituição segue incentivando o empreendedorismo feminino por meio de ações que visam promover a equidade de gênero e fortalecer o papel da mulher no mercado de trabalho.

Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2021), considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, o Brasil possui cerca de 43 milhões de empreendedores. Dentro desse número, 45,6% são mulheres, ou seja, mais de 19 milhões, número que coloca o país na sétima posição no ranking mundial de empreendedorismo feminino. 

Já quando falamos da Região Nordeste, a edição 2022 do Mapa de Negócios de Impacto aponta que 50% das empresas mapeadas têm como principal fundadora uma mulher e 70% têm, pelo menos, uma empreendedora na liderança.

Nesse sentido, a Central Sicredi Nordeste e suas filiadas têm investido em ações que ajudam a formar essas empreendedoras, estimulando o empreendedorismo feminino e que ajudando a criar um ambiente de negócios mais justo e igualitário. Entre as iniciativas estão:

  • Linhas de crédito específicas para mulheres empreendedoras, com taxas de juros diferenciadas e condições especiais de pagamento;
  • Programas de capacitação e treinamento voltados para mulheres que desejam empreender ou que já possuem um negócio próprio;
  • Parcerias com empresas e organizações que valorizam a diversidade e a igualdade de gênero, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino e apoiar projetos liderados por mulheres.

Além disso, durante o ano, as cooperativas também promovem campanhas de conscientização sobre a importância do empoderamento feminino e da equidade de gênero, destacando o papel das mães empreendedoras como agentes de transformação social e econômica, um exemplo disso é a criação do Comitê Mulher, já implementado nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Alagoas, com estimativa de expansão nos demais estados da Região Nordeste.

Segundo a assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Nordeste, Cristiane Cavalcanti, “o empreendedorismo feminino é uma das grandes iniciativas para o desenvolvimento econômico e social do país, e o Sicredi está comprometido em apoiar as mulheres que desejam empreender e contribuir para a construção de um mundo mais igualitário e justo”.

Premiação

Em abril, o Sicredi recebeu o prêmio Environmental Finance Bond Awards, na categoria Empréstimo Social para mulheres empreendedoras. O reconhecimento foi concedido à captação de US$ 100 milhões para financiar micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres. A operação foi realizada em parceria com a International Finance Corporation (IFC), com a expectativa de beneficiar de 10 a 15 mil mulheres empreendedoras com o recurso.

Além da iniciativa premiada, o Sicredi tem buscado outros recursos no mercado nacional e internacional, com o objetivo de fomentar o crédito e apoiar ainda mais empreendedoras brasileiras.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,4 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

Central Sicredi Nordeste – 30 anos 

Neste ano de 2023, a Central Sicredi Nordeste completa 30 anos de atuação, auxiliando no cooperativismo financeiro das regiões e contribuindo com a economia local, geração de emprego e renda, inclusão e educação financeira e no desenvolvimento regional. A Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas, que atualmente, no Nordeste, somam 145 agências do Sicredi e cerca de 210,8 mil associados entre os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. 

Coletivo CIDA (RN) realizada temporada no Rio de Janeiro 

Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas