E se os personagens das lendas do folclore brasileiro ajudassem as crianças a entenderem seus sentimentos? Essa é a proposta da série Turma do Folclore – Lidando com as emoções, nova temporada da animação infantil brasileira no YouTube.
No enredo, o Saci, o Curupira, a Caipora e a Iara são escalados pelo Dr. Jabuti, o líder da Turma, para solucionar missões relacionadas à sustentabilidade e à preservação ambiental, tendo que lidar também com desafios associados ao desenvolvimento emocional. A nova série é voltada para o público infantil de 0 a 8 anos.
A animação, criada em 2016, já tem no seu DNA o tema da proteção e preservação ambiental. Nesses episódios trata da economia circular, que são práticas produtivas que visam à diminuição ou mesmo eliminação da geração de resíduos e focam na regeneração da natureza. Os criadores Guilherme Lage e Rafael Beber, da Canoa Produções, também se desafiaram a integrar a temática da inteligência emocional, de grande relevância para o desenvolvimento de uma infância saudável.
O conteúdo será exibido em dois formatos: como filme único de 23 minutos e em formato de série, dividido em três episódios com duração média de 7 minutos. Ao fim de cada capítulo, é abordada uma emoção específica, e também ensinamentos sobre como lidar com tal sentimento quando ele aparecer. Cada uma das três histórias é finalizada com um videoclipe animado, para retratar as lições, tanto de educação ambiental quanto emocional, de forma lúdica e divertida.
Segundo Guilherme Lage, um dos idealizadores da série, o propósito desse novo projeto é “aproveitar o espaço que o conteúdo da Turma do Folclore tem nas escolas e reforçar os laços que os personagens têm com a natureza, criando uma ferramenta potente de educação ambiental e também de educação emocional”, explicou.
“Quando desenvolvemos a Turma do Folclore tínhamos como objetivo apresentar aos pequenos as histórias populares do folclore do nosso país e manter acesa a nossa identidade cultural”, contou Rafael Beber, também responsável pelo projeto. Ele conclui dizendo que “Logo percebemos que ela poderia ser um bom material para propagar ideias sustentáveis. Agora queremos ajudar nossas crianças também a lidarem com os diferentes sentimentos”.
A estreia do filme na TV será com exclusividade no Canal ZooMoo Kids, presente nas principais operadoras de TV por assinatura. O lançamento está previsto para agosto, já que no dia 22 é celebrado o Dia do Folclore. O filme também será exibido em apps infantis (Playkids e Funkids) e VODS (Net Now e VivoPlay).
O projeto Turma do Folclore – Lidando com as emoções tem patrocínio da empresa ComBio, de energias renováveis, através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC ICMS.