Startups do RN contabilizam resultados de missão a evento de prospecção de investimentos

Ampliação da carteira de clientes, conexões com empreendedores de sucesso, mais engajamento para o propósito do negócio ou o principal, captação de recursos para investimentos na empresa. Essas foram algumas das intenções dos representantes de 34 startups de Natal ao participar do Bossa Summit 2023, que ocorreu no final de março, em São Paulo. O evento é considerado um dos maiores direcionados ao investimento em startups do Brasil. O Sebrae no Rio Grande do Norte organizou uma missão empresarial para viabilizar a participação desses empreendedores no encontro, que reuniu os principais investidores e empresas de Venture Capital para conhecer novas startups em busca de investimento. E os resultados para essas empresas nascentes superaram as expectativas, com startups locais conquistando Smart Money .

O grupo de 45 pessoas, entre empresários, representantes das startups (dos mais diversos segmentos de atuação, como: healthtech, edutech, finteches, autotechs, turistech, Retailtechs, entre outros) e equipe do Sebrae-RN, teve acesso às atividades do evento, que concentrou na capital paulista, entre os dias 23 e 24 do mês passado, os principais investidores, fundos, startups , empreendedores, aceleradoras e corporações em um mesmo lugar. O intuito do Bossa Summit é conectar os novos empreendedores sociais e digitais com todo o mercado de inovação e expô-los a novas oportunidades de parcerias e negócios.

A ideia do evento é também estabelecer um movimento para acelerar o mercado de investimentos em startups conectando e capacitando o ecossistema. Além de terem a oportunidade de se conectar com investidores e fechar negócios, os potiguares puderam se integrar a mesas de negócios e a estandes expositores, e presenciar palestras transformadoras com cases reais e tendências do mercado, assim como tiveram a oportunidade de aprender a como captar recursos, como investir, se relacionar com corporate venture capitals e escalar o negócio com capital de investimento.

“Essa foi a primeira comitiva potiguar no Bossa Summit e foi ainda a maior missão empresarial, organizada e subsidiada pelo Sebrae-RN para as empresas atendidas pelo projeto de startups ”, destaca a analista técnica do Sebrae, Jéssica Sena, que acompanhou a delegação do RN.

Jéssica ressalta que um grupo exclusivo de empreendedores, que participam atualmente do Programa Startup NE, devido a isso, participou do evento como expositor. Das 74 expositoras do Startup NE, 20 foram do Rio Grande do Norte, sendo o estado com maior número de startups no espaço de exposição. Além disso, o grupo potiguar integrou-se às rodadas de negócios com potenciais investidor.

Atração de fundos

Muitos foram bem sucedidos na missão. Foi o caso da equipe da Stimully, uma startup potiguar que desenvolve solução para a área da saúde. O empreendimento desenvolve tecnologia em eletroencefalografia e estimulação elétrica transcraniana para reduzir sinais comportamentais do autismo e com o qual é possível diminuir em até 90% o custo da terapia. A proposta da startup atraiu o interesse de investidores e resultou em negociação com dois grupos de fundos de investimentos de São Paulo.

“Durante o Bossa Summit, interagimos com fundos de investimentos com teses compatíveis com nossa solução. O resultado foi muito positivo e, devido a essa oportunidade que o Sebrae nos proporcionou, foi possível iniciar o processo de captação de recursos que precisamos para escalar nossa solução e gerar impacto social positivo para autistas e suas famílias”, revela Leandro Matos, o professor da Singularity University Brazil, co-fundador CogniSigns e Stimully.

Rede de founders

O objetivo essencial para participar do Bossa Summit é busca por Smart Money. No entanto, há vantagens que não estão diretamente ligadas a recursos e são significativas também. Unir propósitos foi um dos melhores frutos de ter vivido a experiência de estar entre empreendedores que pensam semelhante para Bárbara Lopes, da Bensà, uma empresa de educação empreendedora afrocentrada.

“A nossa presença no evento nos permitiu conhecer e criar uma rede de founderes negros de startup , bem como outros atores do ecossistema, que estão interessados em uma inovação antirracista”, relata a CEO da Bensà.

Bárbara Lopes conta que estreitou relações com dois potenciais clientes do programa de aceleração idealizado pela empresa. “Selecionei quatro palestras e me atualizei acerca das tendências do mercado para trazer o capital para o Nordeste. No geral, foi uma missão importante para o network com o ecossistema de inovação do estado, do meu segmento e também outros possíveis parceiros que possam trabalhar compartilhando as nossas tecnologias”, resume.

Desenvolvimento do ecossistema

O grupo de 34 idealizadores de negócios do Rio Grande do Norte juntou-se a outros dos demais estados, totalizando 180 startups que foram apoiadas pelo Sebrae e se estima que a participação deva resultar em cerca de R$ 16 milhões captados via Bossa Summit. Do total de integrantes da comitiva Sebrae, 74 startups foram do Nordeste, sendo 34 somente do Rio Grande do Norte. Isso porque o Sebrae está com foco no desenvolvimento do ecossistema de inovação do Nordeste. A região concentra em torno de 13% das startups do país. A meta do sistema Sebrae, por meio do projeto Startup Nordeste, é posicionar a região, que conta com um ecossistema promissor, como território fértil de negócios inovadores no mundo.

“O Nordeste tem mentes brilhantes. Mas parte dos empreendedores ainda tem de sair da região para empreender, muitas vezes por falta de um ecossistema favorável. Importante lembrar que o Nordeste, além do elevado grau intelectual, é referência em energia solar, eólica e agora entrando em hidrogênio. Ou seja, atua com tecnologia de ponta”, avalia o gestor de projetos do Sebrae Nacional, Eraldo Ricardo dos Santos, que identifica que o NE carece de estrutura de capital de risco para fomentar negócios.

De acordo com o gestor, o trabalho do Sebrae para colocar o Nordeste no mapa global de inovação envolve governança, impacto, fomento, cultura, branding e matchmaking, por meio de ações do Projeto Startup NE e de eventos, como o NEon.

Curso gratuito na área do Design está com inscrições abertas para estudantes de 18 a 29 anos

Demarcação de terras, futuro e democracia é tema da 19ª edição do Acampamento Terra Livre