Alerta: Falésias em Parnamirim apresentam risco iminente de desabamento

Fotos: Ana Amaral

As falésias e encostas das praias que banham a cidade de Parnamirim estão em situação de alto risco de desmoronamento. Foi o que constatou uma das equipes da Defesa Civil do município em vistoria realizada no último sábado (25). Em alguns trechos, já nas próximas chuvas, ou mesmo a qualquer momento, pode haver queda de parte dos paredões. 

Em Cotovelo, as rachaduras são tão proeminentes que é possível ver por entre as fendas, às vezes de 1 ou até mesmo 2cm. Já na região conhecida como “prainha”, com circulação de pescadores e banhistas, muitas encostas já desabaram nos últimos 15 dias, mesmo com a sustentação de raízes de grandes árvores. Alguns troncos até já desabaram, devido ao próprio peso da copa das árvores.

Há plantas ocas, com espaço livre entre raízes e o terreno, tudo visível a olho nu. Ainda assim, não é difícil encontrar pessoas perto demais dessas áreas, sem se importar com o grande perigo que estão correndo. Durante o último sábado (25), os agentes da Defesa Civil de Parnamirim abordaram banhistas, pessoas que caminhavam na orla e turistas que vêm em busca de fotos perto demais do precipício das falésias. 

A área está toda sinalizada com placas e com uma equipe de plantão praticamente o dia todo, tudo para evitar que acidentes aconteçam no local. Situações como essa infelizmente já ocorreram no Rio Grande do Norte e, como não se sabe a hora nem o local onde vão voltar a acontecer, todo cuidado é pouco e a prevenção é sempre a melhor escolha. 

A orientação é que na orla – área mais baixa, as pessoas não busquem abrigo do sol próximo de encostas e falésias. Na parte superior dos paredões, não se aproximem demais da borda em busca de fotos ou mesmo contemplação. Uma distância segura, de 10 a 15 metros da borda deve sempre ser respeitada, com ou sem a presença de agentes no local. 

A falésia é sem dúvida um atrativo turístico para qualquer parte do litoral brasileiro, mas como tudo no mundo, para desfrutar desse atrativo é necessário seguir regras de conduta. 

Mantenha a distância de segurança.

Respeite as equipes e siga as orientações. 

Prefeitura lança programa “Nota Mossoró” com prêmios de mais de R$ 25 mil

Circuito Sesc de Corridas encerra primeiro lote nesta quinta-feira, 30