Natal vai ganhar horto especializado em mudas adultas

Foto: Alex Régis - PMN

O local antes usado pela população para descartar resíduos e entulhos próximo ao Canal do Baldo dará  lugar a uma unidade complementar do Horto Municipal, um projeto que ampliará a produção de mudas e plantas para a recomposição da arborização urbana da cidade.  A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou as obras no dia 10 de fevereiro e prevê a entrega no início do mês de abril. 

De acordo com o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, o projeto é uma iniciativa moderna com condições de produção e manejo de mudas para impulsionar o plano de arborização da cidade. “O espaço vai contribuir para  tornar a cidade de Natal muito mais verde, mais arborizada,  mais saudável e sustentável, com um olhar ambiental direcionado às próximas gerações”, disse o secretário.

Atualmente, a cidade do Natal possui apenas um Horto Municipal, situado na zona Norte, que dá suporte a toda demanda de arborização e paisagismo de praças e canteiros, além do programa Planta Natal que desenvolve o projeto de plantio de 20 mil mudas de plantas nativas nas diversas regiões da cidade.  O projeto do Horto do Baldo consiste na construção de baias de acomodação das mudas, estufa, implementação de estrutura administrativa com banheiros masculino e feminino com acessibilidade, depósito, recuperação do muro e através da ação da STTU a completa requalificação de calçadas para passeio público.

Segundo a secretária Executiva do município e coordenadora do projeto Planta Natal, Danielle Mafra, o novo espaço será o primeiro viveiro público do estado especializado em mudas adultas. “Pensamos em um espaço que favorecesse a logística dos plantios para toda a cidade e precisávamos de um local para que as mudas passassem por um período de aclimatação antes de serem plantadas. O viveiro vai receber as mudas em tamanho adulto, que serão preparadas para o plantio imediato. Nesse espaço teremos uma logística melhor para o transporte do Planta Natal e para as ações de paisagismo das praças, assim como uma maior garantia de melhoria da taxa de pega dos plantios nas ruas”, afirma.

Especialistas pedem revogação do novo ensino médio

Estação do Cordel celebra Dia Nacional da Poesia com programação no Centro Histórico