Curso Básico de Licenciamento Ambiental está com inscrições abertas até 15 de março

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental Municipal (Nagam), convida os gestores ambientais, secretários e equipes técnicas dos órgãos municipais de Meio Ambiente para participarem da 4ª Turma do Curso Básico de Licenciamento Ambiental. As inscrições seguem até o dia 15 de março, no site do Instituto: idema.rn.gov.br.

O curso será realizado no formato virtual, com carga horária de 32 horas com emissão de certificado de conclusão após avaliação final. Serão quatro momentos síncronos (aulas em tempo real) e vários momentos assíncronos (atividades semanais, PDFs, fóruns) que serão disponibilizados na Plataforma Moodle para os seus estudos e aprendizagens durante o curso.

Os encontros síncronos começam a partir do dia 20 de março. O calendário de aulas segue nos dias 27 de março, 03 e 10 de abril, no horário das 10h às 11h30, pela Plataforma Zoom. O curso terá os seguintes Módulos: Política Nacional de Meio Ambiente; As Fases do Licenciamento Ambiental; Emissão da Licença Ambiental e as Alternativas para o Licenciamento Ambiental.

De acordo com o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, e, exatamente por isso, o órgão estadual pensa em iniciativas, como esta formação, para ressaltar a importância do tema para os avanços do RN. “O objetivo do licenciamento é compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Sem isso não conseguimos crescer”, disse.

Para a supervisora do Nagam, Hortência Carvalho, há uma grande procura dos municípios pelo Idema por esta formação em questão e, nessa perspectiva, mais uma turma do curso está sendo promovida para que os gestores municipais tenham oportunidade de participar.

“A formação tem como objetivo ampliar o conhecimento técnico na área da gestão ambiental nos municípios do RN. Fazemos este convite aos Órgãos Municipais de Meio Ambiente e gostaríamos de contar com a ampla participação dos representantes, pois entendemos que o aparato técnico torna a gestão ambiental mais qualificada e preparada para enfrentar os desafios do licenciamento ambiental”, destacou a supervisora.

Como participar?

Requisitos tecnológicos para participar do curso: ter um computador com câmera e microfone (tablet, laptop, desktop ou smartphone) e baixar o aplicativo da Plataforma Zoom. Além disso, deverão disponibilizar tempo para assistir as aulas em tempo real e realizar as atividades semanais. Portanto, atendendo a esses critérios e respondendo a avaliação final do curso, os cursistas estarão aptos para receberem o certificado de conclusão.

Comissão de Direitos Humanos de Natal aprova projeto que cassa alvará de escola que recusar criança com deficiência

DNIT confirma início da duplicação da BR-304 para próximo ano