A Temporada 2023 da Filarmônica UFRN inicia em paralelo ao 2º Festival Szymanowski no Brasil, que durante toda a semana realiza uma programação completa, com recitais na Escola de Música da UFRN, Pinacoteca Potiguar, Igreja do Galo e no Hotel Sempre Vivo (Pipa-RN). E, para o público, a Filarmônica prepara para este sábado (11), um Concerto Especial, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação, às 18h, sob a regência do maestro André Muniz, com entrada gratuita.
Organizado em parceria com a Escola de Música da UFRN e pela Fundacja Ars Activa – Polônia, o festival celebra a cultura polonesa e traz convidados internacionais, além de mais de 40 músicos da capital potiguar e de João Pessoa-PB, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Natal e da Embaixada da Polônia em Brasília.
Para a noite de abertura, Concerto em Si Menor para quatro violinos (Antonio Vivaldi), com o polonês Mariusz Monczak (solista) e dos violinistas da UFRN, André Albiergio, Keyvson Danilo e Samara Sampaio, como solistas. A Filarmônica também vai homenagear Norbert Palej, professor da University of Toronto, que estará no Festival, executando duas composições suas.
“A Abertura da Temporada traz a estreia mundial de um concertino para marimba e orquestra de cordas ‘Canções da Primavera’, com a participação do virtuoso solista, Carlos dos Santos, professor da Universidade Federal da Paraíba. E, fechando a programação da noite, teremos o tríptico ‘e de repente – Ele: três encontros no caminho para o Calvário, peça composta com a poesia de Karol Wojtyla (Papa João Paulo II), na voz da soprano Alzeny Nelo e com o violinista Mariusz Monczak (solista)”, comenta o maestro André Muniz.
“O Festival vai além dos concertos, e já realizou, durante a semana, atividades educacionais com alunos da Escola de Música da UFRN, da ONG Atitude Cooperação e um recital beneficente em Pipa-RN, em prol da escola Hello Pipa”, acrescenta o maestro.
Sobre o Festival Szymanowski
O 2º Festival Szymanowski no Brasil acontece de 04 a 12 de março e traz uma programação que abrange espaços importantes no Rio Grande do Norte, com apresentações na Escola de Música da UFRN, Pinacoteca Potiguar, Igreja do Galo e no Hotel Sempre Vivo (Pipa-RN).
O Festival é uma referência ao renomado compositor polonês, Karol Szymanowski (1882-1937), com diversas obras suas sendo apresentadas. O organizador do evento, pianista e professor Durval Cesetti, explica que ele e o violinista Mariusz Monczak (diretor artístico do festival), fizeram doutorado em Montreal sobre as obras do compositor. “Eu estudei as obras de piano dele, e Mariusz, as peças para violino, e isso nos levou ao nome do evento e, com isso, propagarmos ao público suas peças e também um pouco da cultura polonesa de forma geral”, acrescenta o pianista.
A primeira edição aconteceu em 2019, com concertos em São Paulo e em Natal. “Esperávamos criar um evento anual, mas a pandemia interrompeu nossos planos. Agora, estamos de volta e viemos para ficar”, ressalta Mariusz Monczak, diretor artístico do festival.
Serviço:
Temporada 2023 – Filarmônica UFRN | Concerto Especial
(2º Festival Szymanowski no Brasil)
Quando: 11 de março (sábado)
Horário: 18h
Onde: Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação (Praça André de Albuquerque, s/n – Cidade Alta)
Entrada: Gratuita