Habitat Marte convoca novos astronautas análogos para missão de simulação espacial

A estação de pesquisa Habitat Marte está convocando os interessados em participar da missão de simulação espacial que acontece entre os dias 23 e 25 de janeiro. As atividades acontecem na sede do projeto, que fica na zona rural do município de Caiçara do Rio do Vento, no semiárido potiguar.

Esta será a missão número 113 da estação. Desde dezembro de 2017, o Habitat Marte desenvolveu mais de 100 protocolos que simulam uma estação espacial e como os seres humanos poderiam sobreviver em condições extremas em um outro planeta. O projeto desenvolveu estufas, centrais de saneamento, engenharia, saúde, eletricidade e lançamento de foguetes. 

Ao longo de cinco anos, mais de 600 voluntários de 39 nacionalidades foram treinados como astronautas análogos, prontos para desenvolver atividades diversas, tais como manutenção dos sistemas de estufa e aquaponia, recolhimento de amostras de solo e minerais, avaliação comportamental dos integrantes da missão e melhoria dos sistemas de suporte a vida no local. Não há riscos envolvidos, mas todos os participantes interagem como se estivessem realmente em solo marciano, usando, inclusive, roupas e capacetes de astronautas.

Os candidatos podem ser estudantes ou pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. A inscrição pode ser feita na página do Habitat Marte, onde o interessado deve responder questões sobre habilidades, motivação e experiências prévias.

Mais informações, com o professor Julio Rezende, coordenador do projeto, pelo WhatsApp 84 99981-8160.

Foto: Julio Rezende

Secretaria de Agricultura de Mossoró orienta produtores na solicitação da “Tarifa Verde”

Projeto Seis e Meia inicia temporada 2023 com Quinteto Violado e Khrystal