Governadora lança biblioteca virtual do RN

Com a presença de servidores públicos da administração pública direta e indireta, o tradicional “Natal do Servidor”, que já consta no calendário de eventos do Governo do Estado, foi realizado nesta manhã de quinta-feira (22), na Escola de Governo, através do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST). Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra lançou a Biblioteca Virtual do RN e assinou acordo de cooperação técnica com o IFRN e convênios com a UFRN. O Natal do Servidor contou com apresentações do Studio de Dança Soraya Lima e a Banda Os Milionários.

A futura Biblioteca Virtual do Estado do Rio Grande do Norte se chamará Luís Felipe Fernandes Freire, uma homenagem ao filho do secretário estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, falecido recentemente. Secretários e gestores do estado marcaram presença para prestar a homenagem ao filho de Aldemir. O secretário de Planejamento compareceu acompanhado da esposa, filho e nora, num momento de forte emoção. Houve o descerramento da placa alusiva, e Luís Felipe, que trabalhava na Escola de Governo, também foi homenageado com uma pintura nas paredes do prédio, um trabalho realizado pelo grafiteiro Miguel Carcará.

“É um gesto simples, mas que expressa todo nosso afeto, carinho e respeito, em um momento que sabemos o quanto dói ainda no coração de Aldemir, de Helena e dos familiares por essa partida tão precoce”, diz Fátima Bezerra.  

A biblioteca terá um espaço físico na própria Escola de Governo, sendo uma biblioteca setorial, e será, sobretudo, um espaço online, que reunirá produção científica de instituições como UFRN, IFRN, UERN e Fapern.  Além de propagar conhecimento produzido dentro do Rio Grande do Norte, irá subsidiar Redes Cooperativas de Pesquisas e suas publicações.

Sistematizando o máximo de conteúdo de diversas áreas do conhecimento, especialmente sobre o Rio Grande do Norte, a ideia é fornecer o auxílio necessário para realização de tomadas de decisão mais precisas para construção de uma sociedade melhor. Dessa forma, a Biblioteca Virtual do RN Luís Felipe Fernandes Freire pode ser vista como um modelo de inovação. O domínio será o www.bibliotecavirtual.rn.gov.br.

SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública

Durante o evento, a governadora Fátima Bezerra também assinou o termo aditivo do Acordo de Cooperação Técnica com o IFRN para cessão de uso do SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública.

“Quero expressar nosso reconhecimento e gratidão pelo quanto parceiro tem sido o IFRN, sempre colocando o seu saber a serviço da sociedade através de parcerias como essas. Esse convênio chega para modernizar a gestão pública”, afirma a governadora Fátima Bezerra.

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), tem como propósito a melhoria da comunicação interna e padronização das rotinas administrativas do Governo do Estado, otimizando o tempo e qualidade do serviço dos servidores.

“Nossa instituição estará sempre à disposição para realizar ações que possam contribuir com o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Norte e com o governo da professora Fátima Bezerra”, declara o reitor do IFRN, José Arnóbio, destacando outras parcerias importantes com as que serão realizadas com os futuros IERNs.

A tecnologia, cedida desde janeiro de 2020 através de acordo de cooperação técnica, já é utilizada por diversas secretarias para operacionalizar a gestão de materiais e recursos humanos, por exemplo.

Infovia Potiguar

Infovia é o conjunto de linhas digitais, uma estrutura de rede óptica de comunicações, que permite acesso à internet, serviços e funcionalidades. A governadora Fátima Bezerra assinou o convênio com a UFRN para o Projeto Infovia Potiguar, que será implementado para levar redes de fibra ótica para regiões do Seridó, Metropolitana e Nordeste Potiguar.

O projeto foi desenhado pelo Núcleo de Redes Avançadas (Pop/RN), da UFRN, junto a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A meta é interligar todo o Rio Grande do Norte com internet rápida e de baixo custo.

“Essa infraestrutura tecnológica do acesso à internet e da conectividade se insere num grau de imprescindibilidade e de prioridade igualmente à infraestrutura portuária e de estradas, por exemplo. Essa infovia é um compromisso de campanha, e estamos chegando já a 80% concluído, e não vou descansar enquanto não vir toda a rede estadual com acesso à conexão de qualidade”, ressalta a governadora Fátima, “nós temos que avançar ao que se chama de governança inteligente, que é o governo digitalizado. O que nós estamos fazendo aqui hoje é dando um passo nessa direção. Isso é economicidade, eficiência e transparência”, conclui.

O Governo do Estado e a UFRN já celebraram convênio anterior, com o Redegiga Natal, projeto que tem como objetivo interligar 27 pontos da região Metropolitana e 11 do Centro Administrativo do Estado. Já foi executado 50% desse projeto. A Redegiga é indispensável para a inclusão do Projeto Infovia Potiguar para levar conectividade de alta velocidade a escolas e hospitais públicos, delegacias e diversos outros órgãos da administração pública.

“O projeto da infovia é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado, pois afeta diretamente escolas, saúde, segurança, espaços administrativos, turismo, enfim, todas as atividades que são responsabilidade do Estado”, explica o reitor da UFRN, José Daniel Diniz.

Diniz elencou as cidades já atendidas pela parceria: João Câmara, Ceará-Mirim, São Gonçalo, Mossoró, Pau dos Ferros, Currais Novos, e, em processo de construção atualmente, Caicó, Santa Cruz, Açu e Ipanguaçu, todas elas referentes apenas à primeira fase do projeto. Segundo o reitor, a segunda fase, que já está contratada e em construção, vai fazer a interligação do município de Santa Cruz até São José de Mipibu, com as redes em Nova Cruz e Canguaretama. A UFRN ainda aguarda recursos do Ministério das Comunicações para atender a mais dez cidades.

Mestrado em Gestão Pública

Na ocasião, também foi anunciado o convênio com a UFRN para abertura de vagas para servidores estaduais no Mestrado Profissional em Gestão Pública, iniciando em 2023.

O convênio estabelecerá uma cooperação para a formação e capacitação de servidores públicos estaduais com a disponibilidade de 30 (trinta) vagas, com entrada de 10 (dez) vagas para as turmas regulares de 2023, 10 (dez) vagas em 2024 e 10 (dez) vagas em 2025, de acordo com o Plano de Trabalho. 

Agenda cultural traz as principais atrações do “Natal em Natal” e da virada do ano

Confira o funcionamento do Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi durante os feriados