O artista potiguar Álvaro Dantas estreia presencialmente neste fim de semana 25 e 26, o espetáculo ‘O menino que desaprendeu a dançar’. As apresentações acontecem no Espaço Giradança às 19h com poucos ingressos gratuitos disponíveis.
O trabalho teve pré-estreia online em 2020 através de recursos da Lei Aldir Blanc e finalmente chega aos palcos trazendo outras camadas que foram amadurecidas através do tempo.
‘O menino que desaprendeu a dançar’ tem como mote central a masculinidade na infância e adolescência, gira em torno do que é imposto aos meninos, que comportamentos eles são condicionados a ter e até onde a sua natureza é afetada a partir disso. ‘O menino que desaprendeu a dançar’ é ainda um exercício de tentativas de comunicar, levando em consideração a timidez, força e muitas fragilidades que envolvem esse tema. O espetáculo também busca muitas referências do mundo pop nas décadas de 90/2000 período em que o artista se identifica.
“Sempre tive vontade de falar sobre isso, mas foi quando eu li o livro de Aureliano Medeiros ‘O menino que desaprendeu a chorar’ que me encorajei mais e tenho ele como uma grande inspiração, assim como no livro o menino guardou suas lágrimas, outros meninos guardaram danças, cantos ou qualquer outra expressão em torno de sua liberdade”, declara Álvaro.
Apesar de não ser um espetáculo autobiográfico, o bailarino tenta revisitar o menino que existe dentro dele e para além dele. “O menino que desaprendeu a dançar é sobre vontades e desejo de dizer, e dizer por todos os poros possíveis, é tentar desatar o nó da garganta. Poder quebrar um quadril é mover um mundo, o meu, talvez o seu”, completa o artista.
Ingressos podem ser retirados através da plataforma Sympla (link disponível no perfil do Instagram @alvarodantas). Haverá lista de espera. Classificação indicativa livre.
Esse projeto foi contemplado no Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN e conta com apoio do Giradança, CTZ e Sorriso Cloaldo.
ÁLVARO DANTAS
Álvaro Dantas é bailarino, ator, apresentador e possui experiências em teatro-musical, residente em Parnamirim/RN. Desde 2007 acumula vivências artísticas em diversas linguagens das artes cênicas como espetáculos, workshops e oficinas, iniciando assim sua formação profissional. Integrou a Cia. de Dança da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e atualmente é bailarino criador da Companhia Giradança, onde atua há 14 anos, é ator do Coletivo Atores à Deriva e colabora com o Coletivo Insurgências Poéticas e Coletivo Cida, também é apresentador de eventos como o Domingo na Arena.
SERVIÇO:
“O menino que desaprendeu a dançar”
Quando: dias 25 e 26 de novembro
Onde: Espaço Giradança – Rua Frei Miguelinho, 100 – Ribeira
Horário: 19h
Entrada gratuita
____
Ficha técnica “O menino que desaprendeu a dançar”
Direção, coreografia e dança: Álvaro Dantas
Direção visual: Daniel Torres
Interlocução dramatúrgistica: Alexandre Américo
Direção de movimento: Rozeane Oliveira
Dramaturgia poética: Thiago Medeiros
Trilha sonora original: Luiz Gadelha
Figurino: Yago
Maquiagem: Pedro Azzevedo
Produção: Celso Filho (Listo Produções )
Concepção gráfica: Caio Vitoriano
Foto: Brunno Martins
Audiovisual: Wallace Santos
Assessoria de imprensa: Cecilia Oliveira – Comunica Ceci
Apoio Sebrae- RN | Giradança, CTZ e Sorriso Cloaldo