Marcas de moda do RN investem em elementos culturais para alavancar negócios

 A mistura de cores, sotaques e elementos culturais pode ir além da representação da identidade de um povo. Em Mossoró, essa combinação de elementos virou sinônimo de negócio lucrativo e fortalecimento de marcas genuinamente locais na indústria da moda e inspirou coleções que carregam em sua essência fortes aspectos da cultura nordestina, como foi mostrado na passarela do Espaço Sebrae nessa última edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), na Estação das Artes Elizeu Ventania.

E foi inspirada nos versos do poeta e cordelista mossoroense Antônio Francisco, que a marca Pissi Lone – desenvolveu a coleção “Tecidos de Poesia”. As peças, carregadas de poesia e significados resgatam a força da cultura nordestina, um dos principais pilares da marca, segundo explica Lucas Brilhante, diretor da empresa.

“A marca representa muito da nossa essência, enquanto nordestinos, preza por nossa identidade, que é muito forte. A Pissi Lone nasce para enaltecer a cultura e como marca mossoroense, pensamos numa coleção que traz muito dessa essência, totalmente inspirada nos versos do poeta Antônio Francisco, nosso homenageado. Agregado a isso, contamos ainda com trabalhos de artesãos locais, que garantiram às peças características únicas com uso de bordados, aquarela e madeira. São esses aspectos que fazem a diferença e nos quais apostamos para ir mais longe”, detalha.

Durante o desfile, o poeta Antônio Francisco recitou poema dedicado à coleção e não escondeu a alegria por ver sua obra inspirar a criação de peças únicas. “Eu já fiquei encantado com o nome da coleção, ‘Tecido de poesias’, e nunca tinha visto uma coisa tão diferente de mim e tão perto de mim, ao mesmo tempo, como a moda. Ver o nome dos meus poemas inspirar uma coleção inteira foi uma surpresa e uma alegria grande”, pontua.

De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt, embora todas as marcas tenham sua característica, diferentemente do fast fashion, o resgate regional agrega características únicas aos produtos desenvolvidos e é esse aspecto conceitual que fará a diferença no processo criativo.

“O que vemos aqui é uma moda conceitual, criada a partir de aspectos muito locais, que tem a cara de seus criadores, uma moda que tem a identidade da marca, com peças exclusivas, diferente do que vemos no fast fashion. E é exatamente essa a nossa missão enquanto Sebrae, enquanto fomentador do empreendedorismo, de apontar para novas possibilidades, seja para a indústria da moda ou outros setores da economia”, explica.

Gol de placa

Outra marca mossoroense a desfilar na passarela do Espaço Sebrae foi a Tee Brasil, que aposta uma coleção em uma das maiores paixões nacionais, o futebol. Pensada e inspirada na Copa do Mundo, as peças misturam as cores da bandeira brasileira para conquistar torcedores e compradores. O lançamento não poderia ser mais oportuno: 20 de novembro tem início os jogos da maior competição de seleções do mundo. E foi justamente nessa oportunidade de mercado que a idealizadora da marca, Mariana Carlos, inspirou-se para compor a coleção.

“Nós começamos somente com tee-shirts, mas aí vimos que nossos clientes sempre pediam outras peças e começamos a desenvolver. Com a proximidade da Copa do Mundo, percebemos que poderíamos aproveitar para desenvolver a coleção que apresentamos aqui na Ficro e trouxemos uma coleção totalmente inspirada na Copa do Mundo, mas com peças que podem ser usadas depois, no dia a dia. Vimos a oportunidade e abraçamos”, comenta.

Além da Pissi Lone e da Tee Brasil, outras duas marcas desfilaram suas coleções na passarela do Espaço Sebrae: Funlab e George Azevedo, ambas atendidas pelo Sebrae-RN e integrantes da Nordestesse, plataforma colaborativa de fomento ao talento de empreendedores e criativos dos nove estados do Nordeste, com ênfase no design autoral e resgate de tradições e matéria-prima da região.

Marcas com moda autoral

Ao todo, 12 marcas inseridas na indústria da moda potiguar participaram das ações desenvolvidas pelo Setorial de Moda do Sebrae-RN dentro da Ficro 2022, sendo seis delas de marca própria da Região Oeste. Além de apresentar suas coleções em desfiles que aconteceram durante os três dias de feira, as marcas também comercializaram as peças em estandes montados dentro do Espaço Sebrae. O segmento, que possui cerca de 700 negócios no Rio Grande do Norte, é responsável pela geração de , pelo menos, 13 mil empregos no estado.

Com informações da Agência Sebrae/Fotos Luciano Lellys

Secretário-geral da ONU alerta para caos climático e pede ação global

“Prazer Karnal” chega a Natal nesta sexta (11) no Teatro Riachuelo