O projeto de pesquisa Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (Ecomsul), junto ao Observatório Latino-Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos (Amaru), realiza a I Mostra Cinema e Democracia: “do sonho às coisas”. Organizada pelas professoras Mônica Mourão e Aline Lucena, o evento acontece de 27 a 29 de setembro, das 18h30 às 21h30, no auditório D do CCHLA, com entrada gratuita.
Mônica Mourão, professora do Departamento de Comunicação (Decom/UFRN) e uma das organizadoras da mostra, relata a importância e o papel do cinema no cenário político atual. “Estamos vivendo uma época muito tensa da nossa democracia e, como somos professoras do departamento de comunicação de uma universidade pública, temos a obrigação de trazer para dentro da UFRN os debates e conversas sobre o que está acontecendo no momento”, pontuou.
Os filmes exibidos abrangem e discutem questões relacionadas à democracia e a períodos autoritários no país, incluindo as consequências da ditadura militar no Brasil contemporâneo, como a presença da violência política e policial. A amostra enfatiza a população negra, periférica, mulheres e povos indígenas. Entre filmes inéditos e históricos, conta também com produções locais e com a presença das realizadoras.
As obras expostas são: Um domingo para nunca mais (Hadija Chalupe e Mônica Mourão, 2022); Auto da resistência (Natasha Neri e Lula Carvalho, 2018); Chão de fábrica (Nina Kopko, 2021); Quando chegar o momento (Luiz Alberto Sanz e Lars Säfstrom, 1978); Não foi acidente, mataram meu pai (Jana Sá, 2022); e A última floresta (Luiz Bolognesi, 2021).
Para conferir a programação completa, acesse o perfil de Instagram do Decom. A mostra é aberta a toda a comunidade e, caso o aluno deseje receber o certificado de participação de atividade de extensão, basta assinar o nome na lista de presença entregue nos dias de evento.