No próximo sábado (17), será celebrado o Dia Mundial da Limpeza com ações do movimento “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental – SPEA, é parceiro do Instituto Cidade Limpa e da Prefeitura do Natal, através da Urbana, e participará de uma das maiores iniciativas do mundo.
Em Natal, ocorrerá a limpeza de toda a orla do município, de Ponta Negra à Redinha. Essas praias serão os principais alvos da campanha, mas a ação se estende por toda a cidade. A concentração está marcada para às 8h30, na Praia da Redinha, e, até às 12h, os voluntários atuarão nos seguintes pontos: Iate Clube – Regata Marinha, Praia do Forte, Praia de Miami/Areia Preta, Hospital Universitário Onofre Lopes e Mãe Luiza.
O evento conta com o apoio do poder público e da iniciativa privada, reunindo centenas de voluntários que atuam em diversos pontos da capital, litoral e espaços públicos.
O trabalho acontece, simultaneamente, em todo o Rio Grande do Norte. A equipe SPEA/Idema mobilizou os Comitês Municipais de Educação Ambiental para participarem, através da realização de mutirões de limpeza, em suas localidades e sensibilizando a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos.
Para a subcoordenadora da SPEA/Idema, Iracy Wanderley, essa é uma ação de impacto socioambiental. “Iremos orientar a população sobre a poluição do planeta, lixo nas cidades, cuidado com a água, ressaltando a importância individual e coletiva para tornar o ambiente mais equilibrado para todos e todas”, enfatizou.
O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, destacou a importância da parceria e apoio com as instituições que promovem a Educação Ambiental. “A gestão de resíduos sólidos é um trabalho compartilhado. Município, empresas e a população precisam atuar juntos em prol da nossa Casa-comum, pensando uso racional dos recursos naturais e nos benefícios para as futuras gerações”, disse.
De acordo com a coordenadora do Dia Mundial da Limpeza no Rio Grande do Norte, Nayara Azevedo, “O Instituto está trabalhando para motivar a população a participar“. Ao longo de toda a orla marítima serão 10 pontos de concentração com aproximadamente 1.500 voluntários de ONG’s, associações, estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros. “Pela quinta vez Natal irá participar desta ação, com certeza faremos a nossa parte”.
Já a partir das 14h, a iniciativa acontecerá em outros diferentes locais: Iate Clube – Gamboa do Jaguaribe, Praia do Meio, Ponta Negra I, Vale das Cascatas (início Via Costeira) e Ponta Negra II, encerrando às 17h30. O evento também poderá acontecer em outras partes da orla, respeitando a tábua de maré.
“Essas praias são os principais alvos dessa ação, mas ela se estende por toda a cidade, aonde quer que esteja qualquer voluntário. Motivaremos toda população a participar aonde ela quiser atuar, porém cada um deve se preparar com equipamentos e materiais necessários para a coleta de lixo, como também escolher o local e destinar o lixo coletado em pontos oficiais da Urbana, para que esse lixo não tenha um destino inadequado”, explica a líder estadual do Dia Mundial da Limpeza, Nayara Azevedo.
Dia Mundial da Limpeza
O World Cleanup Day surgiu em 2008, na Estônia, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve a essência do movimento. O sucesso da ação se espalhou pelo mundo e agora são mais de 191 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.
Foto: Celly Maia