TSE mantém cassação da chapa de Canguaretama e novas eleições no município

Na sessão plenária da terça-feira (30), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), comunicou à Corte a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente ao recurso interposto pelo prefeito, Wellinson Carlos Dantas Ribeiro, e a vice-prefeita, Maria de Fátima Moreira, do município de Canguaretama. O TSE confirmou a decisão do TRE-RN que havia cassado os diplomas de Ribeiro e da vice, declarado o prefeito inelegível e determinado a realização de nova eleição para prefeito daquele município.

O pedido de condenação foi movido pelo diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Canguaretama, que apontou a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro nas Eleições de 2020. O órgão partidário alegou que havia uma condenação criminal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região em face de Ribeiro pela prática de crimes contra a fé pública e crime de responsabilidade, que o tornariam inelegível.

No dia 16 de setembro de 2021, a Corte do TRE-RN julgou, por unanimidade, procedente o pedido formulado pelo PDT e, em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, conheceu e deu provimento aos embargos de declaração, reconhecendo a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 anos, indeferindo, dessa forma, o registro de candidatura ao cargo de Prefeito de Canguaretama, nas Eleições de 2020, e determinando a realização de novas eleições naquele município.

As eleições serão realizadas no dia 27 de novembro, domingo, para o exercício de mandato até 31 de dezembro de 2024.

Hermano Morais defende criação de Centro de Referência para Doenças Raras no RN

Biblioteca móvel do Sesc está presente na programação da Fliq 2022