Nesta terça-feira, dia 23 de agosto, às 18h, a Academia Brasileira de Música vai promover mais uma edição dos ENCONTROS ABM. Dentre entrevistas, palestras e mesas-redondas, foram programadas nove atividades, tendo por tema geral Modernidade na Música Brasileira. Com transmissão online pelo canal da ABM no YouTube, esta edição promove uma Roda de Conversa, mediada pelo compositor e Acadêmico Ronaldo Miranda (mediador), com os também compositores Marcos Lucas e Tim Rescala, abordando o significado das Bienais na história recente da música brasileira e sua inserção no contexto da política cultural atual.
LINK PARA ASSISTIR AO VIVO NO YOUTUBE https://youtu.be/lpEs2ZTgAyE
Compositores
RONALDO MIRANDA nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Estudou composição com Henrique Morelenbaum e piano com Dulce de Saules, na Escola de Música da UFRJ. Começou sua carreira como crítico de música do Jornal do Brasil e intensificou o seu trabalho como compositor a partir de 1977, quando obteve o 1º prêmio no Concurso de Composição para a II Bienal de Música Brasileira Contemporânea, na categoria de música de câmera. Em 1978, foi selecionado para representar o Brasil na Tribuna Internacional de Compositores da UNESCO, em Paris. Nos anos seguintes, recebeu inúmeros prêmios em concursos nacionais de composição e também o Troféu Golfinho de Ouro, em 1981, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o prêmio da Associação de Críticos de Arte de São Paulo/APCA (1982 e 2006). Em setembro de 2001, recebeu da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo o Troféu Carlos Gomes, como melhor compositor do ano. Participou de importantes festivais internacionais: o World Music Days, em Aarhus, Dinamarca (1983); a X Bienal de Música de Berlim (1985); o World Music Days, em Budapeste, Hungria (1986); o Aspekte Festival, em Salzburgo, Áustria (1992); a série Musiques del nostre Temps, em Palma de Mallorca, Espanha (992), Sonidos de las Americas/Brasil, no Carnegie Hall, em Nova Iorque (1996), Semana de Música Brasileira, realizada na Hochschule für Musik, em Karlsruhe, Alemanha (2000) e The First World Guitar Congress, em Baltimore nos EUA (2004).
Em 1984, foi feito Chevalier dans l’Ordre des Arts et des Lettres, pelo Ministério da Cultura da França. Suas obras têm sido apresentadas nas principais salas de concerto do Brasil e do exterior, como o Queen Elizabeth Hall, em Londres, a Tonhalle, em Zurique, o Mozarteum, em Salzburgo, o Teatro Colón, em Buenos Aires e o Carnegie Hall, em Nova Iorque. Inúmeras peças de sua autoria estão gravadas e muitas delas foram comissionadas por importantes instituições, como a Fundação Apollon, de Bremen (Alemanha), a Towson University (EUA), a Organização dos Estados Americanos (OEA), Fundação Vitae, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil, Sala Cecília Meireles, o Ministério da Cultura do Brasil e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Recebeu encomendas também de grupos e intérpretes como o coral sueco Vokalensemble, o Quinteto Villa-Lobos e o violoncelista Antônio Meneses. Em novembro de 2003, a convite da Brahmsgesellschaft, foi artista residente no Brahmshaus Studio, em Baden-Baden, onde criou a obra Festspielmusik, para dois pianos e percussão. Ronaldo Miranda foi professor de composição da Escola de Música da UFRJ e do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, diretor-adjunto do Instituto Nacional de Música da FUNARTE e diretor da Sala Cecília Meireles.
MARCOS LUCAS (1964) é Doutor em Composição Musical pela University of Manchester (Inglaterra). Suas obras têm sido apresentadas regularmente no Brasil – incluindo as Bienais de Música Brasileira Contemporânea da Funarte – e no exterior. Possui vários prêmios de composição, incluindo o recente 2º lugar no Franz Liszt Composition Competition (Itália, 2017). Dentre a sua produção, que inclui obras para diversas formações, destacam-se duas óperas. “O Pescador e Sua Alma” (2006) foi encomendada pelo Coro Calíope e Centro Cultural do Banco do Brasil e já teve mais de 30 récitas entre os CCBB´s de Brasília e Rio de Janeiro e uma montagem mais recente no teatro Santa Isabel, em Recife (2015). Sua segunda ópera, “Stefan and Lotte in Paradise” (2012), estreou em Setembro 2012 no Media City UK/BBC, na Inglaterra. É professor da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNIRIO), onde dirigiu o ensemble GNU. É membro do grupo de compositores Prelúdio 21 que, desde 1998, divulga suas músicas em concertos e masterclasses no Brasil e exterior. Em 2017-18 foi compositor visitante na prestigiada Jacobs School of Music da Indiana University (EUA) com bolsa da Fulbright Foundation.
TIM RESCALA estudou na Escola de Música da UFRJ e na Escola de Música Villa-Lobos. Com Hans-Joachim Koellreutter estudou composição, contraponto e arranjo. Licenciou-se em música pela UNIRIO em 1983. Compositor e diretor musical de várias peças de teatro. É um dos mais premiados compositores brasileiros, tendo recebido diversos prêmios Mambembe, Shell, Coca-Cola, APTR, CBTIJ e outros. Faz música para cinema, TV e exposições e trabalhou para a TV Globo por 29 anos. Atuou como compositor e regente em muitos festivais de música contemporânea no Brasil e no exterior. Autor de óperas, musicais, música de câmera e eletroacústica. Sua peça “Pianíssimo” foi o primeiro texto infantil apresentado na Comédie-Française. Recebeu as bolsas Vitae e Rio-Arte. Foi diretor da Sala Baden Powell, RJ, em 2005 e 2006. Escreve e apresenta o programa Blim-blem-blom na rádio MEC-FM desde 2011, premiado na Bienal do México. Seu Quarteto Circular foi indicado ao Grammy Latino de 2011. Sua ópera O perigo da arte, estreou em 2013 em Buenos Aires e sua montagem brasileira em 2014 foi escolhida como um dos 10 melhores espetáculos do ano pelo jornal O Globo. Seus trabalhos mais recentes em TV tiveram muita repercussão. Fez a música do filme Pluft, com direção de Rosane Svartman e em 2019 lançou a Classical tracks, uma livraria digital de música clássica voltada para o mercado audiovisual. Foi novamente premiado pelas músicas de vários espetáculos infantis e trabalha agora em duas grandes produções para o Parque Beto Carrero World.