No longo inverno de perdas, os tempos, finalmente, convidam a pensar em recomeços. A partir desta terça-feira, 21, o Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia a programação da 15ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que mobiliza centenas de instituições em todo o país. O tema definido para este ano, “Museus: perdas e recomeços”, propõe a reflexão sobre a função dos Museus em momentos como os da pandemia da Covid-19, seja como espaços de experiências sociais, históricas ou artísticas, como repositórios de experiências e emoções ou como espaços individuais e coletivos de superação e reinvenção.
O Museu Câmara Cascudo aproveita o momento para pensar e preparar seu recomeço, ainda com uma programação virtual com lives, apresentações culturais e propostas de atividades infantis transmitidas pelos nossos canais do MCC Virtual, no Youtube, Facebook e Instagram. A programação segue até o domingo, 26.
Nesta terça-feira, 21, às 19h, um encontro de especialistas em paleontologia discute as perdas do patrimônio paleontológico brasileiro a partir do caso do fóssil do Ubirajara jubatus, um dinossauro de 120 milhões de anos, originário do Sul do Ceará e que foi levado ilegalmente para o Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha.
Com mediação dos estudantes Pedro Tolipan e Glaudson Albuquerque, a live conta com a participação de Flaviana Lima, Paleobotânica e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Kleberson Porpino, biólogo especialista em paleontologia de mamíferos e professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, além de Renan Bantim, paleontólogo e professor na Universidade Regional do Cariri, no Ceará. A live terá, ainda, a participação do professor Claude Aguilar, do Setor de Paleontologia do Museu Câmara Cascudo, além da apresentação do Pachyarmatherium brasiliense, cujo fóssil está preservado no Museu Câmara Cascudo. A transmissão acontece no Youtube e Facebook.
Ao longo da semana, nas redes sociais, também é possível conhecer um pouco mais do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, do Museu Câmara Cascudo, com uma seleção de obras que falam do tema da Primavera dos Museus.
A programação completa da 15ª Primavera dos Museus está disponível no site do MCC na internet, no endereço www.mcc.ufrn.br. No site, também é possível encontrar os links para inscrições em cada evento.
TERÇA (21/9)
19h – LIVE: Ubirajara: fósseis, patrimônio e museus
Mediação: Pedro Tolipan (MCC-UFRN) e Glaudson Albuquerque (MCC-UFRN)
Convidados: Flaviana Lima (UFPE), Kleberson Porpino (UERN), Renan Bantim (URCA)
Transmissão pelo MCC Virtual (Youtube e Facebook)
QUARTA (22/9)
16h – Dinos Brasileiros para crianças
Mediação: Cristiana Moreira e bolsistas do Setor Educativo do MCC
Transmissão pelo MCC Virtual (Youtube e Facebook)
QUINTA (23/9)
16h – Curso de Gestão em Museus Municipais e Comunitários
O desafio da gestão
Convidado: Diego Lemos Ribeiro (UFPel)
Mediação: Moysés Siqueira (MCC/UFRN)
Transmissão pelos canais do Youtube do Museu Câmara Cascudo e do Museu do Seridó
21h – “Continua…”, apresentação de Patrícia Leal e músicos convidados
Transmissão pelo MCC Virtual (Youtube) e pelo canal da Professora Patrícia Leal
SEXTA (24/09)
11h – Visita virtual: O incrível mundo das plantas
Com Glaudson Albuquerque
Transmissão pelo Youtube
14h – Visita Virtual: Das pistas aos gigantes: os dinossauros no MCC
Com Pedro Tolipan
Transmissão pelo Instagram
SÁBADO (25/9)
10h – Planetário Barca dos Céus
“Um ensaio sobre relações entre céu e mar”
Especial da Primavera
Equipe do Planetário Barca dos Céus/UFRN
Vagas limitadas – Inscreva-se