O Sebrae no Rio Grande do Norte estipulou como desafio para 2023 levar a cobertura do atendimento para o maior número de micro e pequenas empresas potiguares. A meta é atender a cerca de 75,1 mil pequenos negócios, sendo 20,3 mil com soluções na área de inovação tecnológica. A estratégia para este ano é apostar na inovação como diferencial competitivo para quem possui uma empresa de pequeno porte. O objetivo é ampliar a consciência sobre a importância de inovar entre esse público e contemplá-los com soluções inovadoras para a consolidação e expansão do negócio.
Da meta global, cerca de 30 mil deverão ser atendidas por meio do programa Sebrae na Sua Empresa, que oferta gratuitamente orientação e diagnóstico específico da situação de cada empreendimento por meio de visitas in loco às empresas participantes. Além disso, a expectativa é, com as ações e suporte, ampliar o índice de produtividade em pelo menos 14% das empresas vinculadas aos projetos setoriais, contribuindo para o desenvolvimento e competitividade dos negócios no mercado. No ano passado, foram realizados mais de 375 mil atendimentos, dos quais 248 mil fora dedicados exclusivamente a pessoas jurídicas.
De acordo com dados da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-RN, que planeja as metas mobilizadoras e elabora o planejamento plurianual da instituição com base nos números consolidados em anos anteriores, um dos reforços será para os serviços digitais. No ano passado, cerca de 60 mil empreendedores foram atendidos com essas soluções e, neste ano, o número deverá subir para 87,1 mil. O mesmo ocorrerá com a capacitação de professores na área de educação empreendedora. A meta é chegar a 2,3 mil docentes em todas as regiões do Rio Grande do Norte.
Na área financeira, a ideia é dar continuidade ao acompanhamento de pequenos negócios que obtiveram crédito com garantia do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe) após o recebimento do recurso, com o chamado crédito orientado para evitar endividamento e inadimplência dessas empresas. No ano passado, os especialistas em crédito do Sebrae acompanharam 99% dos donos de pequenos negócios do estado que conseguiram o financiamento via fundo de aval. Para este ano, a proposta é atingir pelo menos 85%.
Atendimento terá foco no desenvolvimento e na inovação tecnológica.
O Fampe facilita o acesso dos empreendedores a financiamento em instituições financeiras. Somente na Caixa, por exemplo, esse linha especial com garantia chega a um volume de R$ 7,5 bilhões disponibilizada para capital de giro direcionada para as MPEs. O Microempreendedor Individual continuará no centro das atenções do Sebrae, já que as empresas formalizadas nessa categoria jurídica representam a maior parte das pessoas jurídicas atendidas no estado. Das mais de 80 mil empresas atendidas no passado, cerca de 52 mil eram MEI.
“Queremos vamos avançar ainda mais, procurando atender a mais negócios, de forma mais customizada e chegando até eles de forma presencial ou digital”, alega a gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Alinne Priscila Dantas.
Outro eixo de atuação será a continuidade dos serviços digitais, que conseguem uma maior abrangência. Palestras, cursos, dicas, orientações e oficinas, por exemplo, disponibilizados em plataformas digitais, como aplicativos de mensagens, site e redes sociais, mostraram-se eficazes na transmissão rápida de temas demandados pelos empreendedores do Rio Grande do Norte. Essas soluções e capacitações devem atender a um público estimado de 75 mil pessoas, entre quem busca empreender ou aperfeiçoar o negócio.