Com o objetivo agradecer, reforçar a importância da doação de sangue e sensibilizar novos doadores, o Hemonorte realiza a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, com a Campanha “Craques da Doação” – doe sangue e marque um gol de placa na vida de quem precisa, de 22 a 26 de novembro, em parceria com a Unimed Natal.
O Hemonorte preparou uma programação especial para este período. A abertura do evento acontece na terça-feira (22), às 9h, na sede do Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1.800 – Tirol) e contará com apresentação da Banda de música da Polícia Militar e do Projeto Tocando a Vida com D’Amore- ONG Atitude Cooperação, braço social da Unimed Natal.
De acordo com o Diretor de Serviços próprios da empresa, Emerson Oliveira, “a Unimed entra em campo para reforçar nas pessoas a necessidade do gesto de solidariedade da doação de sangue, que pode salvar vidas. Para essa sensibilização, em um ano de copa do mundo usamos uma paixão do brasileiro: o futebol e convocamos a sociedade a se juntar ao time do bem”.
Durante a Semana Nacional do Doador, o Hemocentro lança mais dois serviços para estreitar a comunicação com os doadores. O primeiro é um número de whatsapp com informações sobre locais e horários para doação. Os interessados poderão aderir ao grupo via QR CODE, que será disponibilizado nas redes sociais do Hemonorte. O outro serviço é a disponibilização de intérprete de libras – com dia agendado para deficientes auditivos fazerem sua doação de sangue. Este serviço funcionará sempre às terças-feiras em parceria com a Associação dos Surdos de Natal (ASNAT).
Para a Diretora de Apoio Técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, “este serviço representa um marco na história da hemoterapia do RN, enquanto reconhecimento de direito e inclusão de novos potenciais doadores com deficiências severas, possibilitando aos mesmos vivenciarem o ato em si mesmo: doar sangue e salvar vidas. Com esse novo serviço legitimamos o direito e ampliamos novos perfis de doadores de sangue do Estado”.
Requisitos básicos para doar:
- Estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa de autorização prévia do responsável legal);
- Pesar acima de 50kg;
- Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
- Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Estar alimentado e portar um documento oficial com foto.
Foto: Lucas Oliveira