Neste sábado, 31 de agosto, a praia de Ponta Negra vai receber uma turma muito especial. Cerca de 60 pessoas vindas da cidade de João Câmara, distante pouco mais de 70km da capital. Elas vem participar do projeto Natal Praia Inclusiva, coordenado pela Sadef, e que oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Nós já realizamos algumas edições itinerantes do projeto em praias de outros municípios pelo Estado, e quase todo fim de semana recebemos aqui em Ponta Negra grupos de cidades fora do litoral. E é sempre um prazer imenso, a gente fica com o coração preenchido de alegria vendo a felicidade de tanta gente. Para muitas delas, pode ser uma oportunidade única na vida”, diz Dário Gomes, presidente da Sadef.
São pais, mães e crianças atendidas pela Associação de Mães de autistas e outras deficiências, que está em processo de legalização, mas já atua na “capital do Mato Grande” e tem mais de 100 famílias cadastradas. A associação foi fundada por Patrícia Dias, mãe de uma criança autista, que viu a necessidade de lutar pela inclusão dela e de outras crianças. “Infelizmente, em João Câmara, ainda há muito desconhecimento sobre o autismo, e isso leva ao preconceito. É comum as mães atípicas ouvirem que os filhos são ‘malcriados’, ‘mimados’. Então decidimos nos unir para levar informação às próprias famílias e à sociedade”, conta Patrícia.
A visita ao Praia Inclusiva encerra o “mês da inclusão”, iniciativa do grupo que durante os 31 dias de agosto realizou atividades em escolas, praças públicas e atividades com os responsáveis e as crianças autistas e com alguma deficiência. “Vamos fechar nosso mês com chave de ouro, e um programa que muitas mães e crianças nunca fizeram, que é tomar um banho de mar ou mesmo ir à praia. Muitas são carentes, moram em comunidades rurais e têm pouco acesso a atividades de lazer. Não tenho dúvidas de que todos vão ficar muito felizes”, diz a presidente da AMAD.
A edição especial do Praia Inclusiva acontece neste sábado, das 8h às 12h, na Avenida Erivan França, próximo ao Morro do Careca. O projeto acontece todos os sábados e domingos nesse horário, com atividades de esporte e lazer, e o banho de mar nas cadeiras anfíbias. Tudo é gratuito. O projeto é uma realização da Sadef, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, vereador Tércio Tinoco, Uninassau, ArtMed, Adapte, Unimetais, Endocenter, Sesi e Sterbom.